A Superquarta é quando os comitês de políticas monetárias de diferentes países decidem as taxas de juros no mesmo dia. Ela representa um momento importante do cenário econômico global, caracterizado por anúncios tanto do Comitê de Política Monetária (Copom) do Brasil quanto do Federal Reserve (Fed) dos Estados Unidos.
Tais deliberações exercem influência direta sobre os mercados financeiros e a economia em geral.
No contexto norte-americano, o Fed deve optar por manter a taxa de juros no intervalo de 4,25% a 4,50% ao ano, refletindo uma postura cautelosa diante das incertezas econômicas atuais, principalmente relacionadas às ações de taxação de importações de Donald Trump, que caso sejam mantidas devem gerar inflação, já no curto prazo, indicando prudência na política monetária, visando equilibrar o combate à inflação e o suporte ao crescimento econômico.
No Brasil, o Copom deve elevar a taxa Selic em um ponto percentual, atingindo 14,25% ao ano, como medida para conter a inflação persistente, que atualmente está em 5,06%, acima da meta do governo. A elevação da Selic pode desacelerar o consumo e o investimento, afetando o crescimento econômico. Por outro lado, é uma estratégia para controlar a inflação e estabilizar a economia a longo prazo.
Para os investidores, no Brasil, títulos atrelados à Selic tornam-se mais atrativos com a alta dos juros. Entretanto, empresas com dívidas elevadas podem enfrentar desafios com o aumento dos custos de financiamento, exigindo atenção na seleção de ativos. Além disso, as decisões de juros influenciam o fluxo de capitais e, consequentemente, a taxa de câmbio, afetando investimentos atrelados ao dólar.
• Por: Hugo Garbe, docente de Ciências Econômicas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).*O conteúdo dos artigos assinados não representa necessariamente a opinião do Mackenzie. | A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi eleita como a melhor instituição de educação privada do Estado de São Paulo em 2023, de acordo com o Ranking Universitário Folha 2023 (RUF). Segundo o ranking QS Latin America & The Caribbean Ranking, o Guia da Faculdade Quero Educação e Estadão, é também reconhecida entre as melhores instituições de ensino da América do Sul. Com mais de 70 anos, a UPM possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pela UPM contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.