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21/03/2025

2º dia da SRE Trade Show – Super Rio Expofood bate recorde de público

Com corredores e estandes cheios, ainda houve espaço para os painéis da Convenção das Américas, que discutiram a evolução e renovação dos supermercados, reunindo especialistas em um ambiente de troca de conhecimento e oportunidades de negócios.

No encerramento do segundo dia da SRE Trade Show – Super Rio Expofood, no Riocentro, os números traduzem o sucesso de público e negócios do melhor evento do setor supermercadista das Américas. Ao longo da tarde do dia 19 de março (quarta-feira), o público que circulou pelos dois pavilhões da feira superou 35% o segundo dia de 2024. Promovida pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) e pela Base Eventos, a feira, que acontece até o dia 20 de março, se consolida como a maior da história, reunindo grandes players do setor supermercadista e food service, além de líderes empresariais e autoridades. Com o tema “Além do essencial”, o evento terá um espaço dedicado a conteúdos inovadores, networking e oportunidades de negócios, com a expectativa de movimentar R$ 6 bilhões.

O dia ainda reservou encontros especiais, como o que ocorreu entre o presidente da Asserj, Fábio Queiroz e o diretor da Base Eventos, Jerônimo Vargas, que apresentaram as novidades da SRE Trade Show – Super Rio Expo Food ao presidente da Câmara dos Vereadores, Carlo Caiado, e à vereadora Rosa Fernandes, lideranças políticas do Rio de Janeiro.

Convenção das Américas e ALAS —Com um conteúdo inovador e reunindo especialistas do setor, a Asociación de las Américas de Supermercados (ALAS) reforça seu compromisso de fomentar o intercâmbio de conhecimento e o fortalecimento do “supermercadismo” nas Américas, consolidando a Convenção das Américas como um dos pilares estratégicos da SRE Trade Show – Super Rio Expofood. Reunindo representantes de 16 países, a ALAS desempenha um papel fundamental na integração e no desenvolvimento do varejo alimentar no continente, promovendo debates sobre tendências globais, inovação, sustentabilidade e os desafios do setor.

Entre as principais atrações da ALAS nesse segundo dia da Convenção das Américas, destaque para dois painéis lotaram a arena do debate. O primeiro, intitulado “Evolución del supermercadismo en las Américas: Casos de Éxito y Desafíos Locales”, que abordou as transformações e desafios do setor supermercadista na América, que contou com a mediação do brasileiro Fábio Queiróz, presidente da Associação de Supermercado do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) e primeiro vice-presidente da ALAS, do uruguaio Guillermo Rey, segundo vice-presidente da ALAS, do venezuelano Italo Atencio, presidente da Asociación Nacional de Supermercados y Autoservicios (ANSA) e da boliviana Rosário Schamisseddine, presidente da Asociación Boliviana de Supermercados.

Segundo Fábio Queiróz, o setor supermercadista das Américas vem evoluindo continuamente, em uma vertical de crescimento. —Reunimos nesse painel quatro países com características diferentes, mas com uma coisa em comum, encantar e se conectar aos clientes. Oferecer o melhor produto pelo preço justo —revelou.

Para o segundo vice-presidente da ALAS, Guilhermo Rey, o segmento vem demonstrando força e um grande potencial de crescimento nas Américas. —No Uruguai, estamos utilizando cada vez mais a inteligência artificial, isso tem melhorado o desempenho dos supermercadistas de uma forma que nunca pensamos. Quem não fizer uso dessa incrível ferramenta estará fora do jogo— afirmou o executivo.

Italo Atencio, presidente da ANSA, destacou a importância do planejamento estratégico no segmento supermercadista. —É necessário revisar todos os números, custos e vendas. Quando você convive com inflação alta, como na Venezuela, é fundamental ter planejamento. Operar um supermercado em tempos de inflação elevada é muito desafiador— concluiu o presidente da ANSA.

Já o segundo painel, “La Reinvención del Hipermercado”, trouxe insights exclusivos sobre a adaptação e modernização, com uma palestra conduzida pelo uruguaio Jean Christophe, diretor-geral do GDU – Grupo Disco Uruguai.

Na visão de Jean Christophe, ao longo da história, os supermercados se reinventaram diversas vezes. Quer seja por observar uma demanda, ou por necessidade de adaptação.

—Quem acha que o hipermercado morreu está redondamente enganado! No GDU, desenvolvemos algo incrível, estudando o que havia de melhor no mundo. Tínhamos um desafio, transformar o layout do supermercado em um caos organizado. Somente com a mudança que realizamos com a venda de pizzas, produzidas por nós, alcançamos a marca de 1 milhão de unidades vendidas. Planejamento, estratégia e execução! —destacou o diretor-geral do GDU.

“Receita Previsível” em foco —O segundo dia do evento ainda contou com a presença do aclamado autor do best-seller “Receita Previsível”, considerada a bíblia de vendas do Vale do Silício, Aaron Ross. Em sua palestra, o especialista global em mensuração de vendas afirmou que as empresas precisam colocar as pessoas certas nos lugares certos, para que haja uma maior produtividade, deixando que façam o que oferecem de melhor.

—Em um supermercado é importante que se conheça a vocação profissional do funcionário, para que ele possa produzir mais e melhor. Colocar uma pessoa, por exemplo, no estoque, enquanto ela poderia realizar um trabalho como caixa, faz com que ela não se sinta muito estimulada a se empenhar naquela função—explicou.

Programação intensa e espaço para inovação — Durante o evento, outros importantes nomes vão passar pelo palco da Convenção das Américas, entre eles o chef francês, radicado no Brasil desde 1979, Claude Troisgros, que abrirá o último dia de palestras falando sobre sua cozinha franco-brasileira, nascida da necessidade de trabalhar com produtos brasileiros quando chegou ao país. A partir de então, o chef começou a fazer um mix entre seu conhecimento profissional da cozinha francesa e os novos produtos e ingredientes que conheceu no Brasil.

Os visitantes também poderão conferir o SRE Square, um dos espaços mais disputados do evento, que traz experiências interativas com marcas líderes do setor. Além disso, espaços como Agro Business e Gourmet Show Arena proporcionarão demonstrações, workshops e insights sobre as tendências do setor.

Com um mix de conhecimento, negócios e networking, a SRE Trade Show – Super Rio Expofood reafirma seu compromisso em ir “Além do essencial”, tema desta edição, trazendo inovações que impactam diretamente o futuro do varejo.

Os mega números da SRE Trade Show – Super Rio Expofood — Os números reforçam o sucesso do melhor evento B2B das Américas. Na edição anterior, a SRE recebeu 68 mil visitantes, mil supermercadistas de 16 países, 500 marcas expositoras e gerou R$ 4,2 bilhões em negócios. A edição deste ano promete ser ainda mais grandiosa, com expectativa de bater os R$ 6 bilhões.