Alta de 17,3% , e lucro líquido de R$ 653,4 milhões, aumento de 71,4% ante o ano passado. Modelo de negócios sólido da operação demonstra, mais uma vez, consistência ao entregar níveis saudáveis de margem líquida de 25,4% no ano e maior patamar de Ebitda ajustado já registrado no full year de R$ 657,5 milhões (37,1% ante 2023).
A Vivara anunciou seus resultados financeiros operacionais referentes ao quarto trimestre de 2024 e o consolidado anual, demonstrando um crescimento robusto, que reforça sua posição como a maior joalheria da América Latina e a solidez do modelo de negócio.
Em 2024, a companhia apresentou receita bruta líquida de devoluções de mais de R$3,3 bilhões, um crescimento de 17,3% em relação ao mesmo período do ano passado, e Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, da sigla em inglês) ajustado de R$657,5 milhões, maior patamar já registrado que representa uma elevação de 37,1% ante a 2023. Além disso, foi registrado um aumento expressivo de 71,4% no lucro líquido em 2024, atingindo R$ 653,4 milhões, com uma margem líquida de 25,4% no mesmo período (+7,9 p.p. comparado com 2023), o que reforça a solidez da nova gestão liderada por Icaro Borello.
No último trimestre de 2024, os resultados também foram sólidos, reforçando a eficiência das estratégias comerciais nos grandes momentos presenteáveis do ano, como o Natal e o Ano Novo. A receita bruta líquida de devoluções atingiu R$ 1,2 bilhão (+14,3%), O lucro líquido encerrou com R$ 299,5 milhões (+91,9%), O Ebitda ajustado totalizou R$ 300 milhões (+50,0%) e a margem ebitda ajustada fechou em 32,9%, aumento de 7,2 p.p., em comparação com o quarto trimestre de 2023.
Com um ano marcado por evoluções significativas na estrutura corporativa, na gestão de despesas, alocação de produtos em loja e na melhora do nível de serviço prestados aos clientes, a Companhia registrou R$86,0 milhões de geração de caixa operacional. —Os resultados históricos comprovam a eficácia das mudanças implementadas em 2024 e reforçam nossa confiança para seguir consolidando nossa liderança de mercado. A estratégia da Vivara é sustentada pelo fascínio aos seus clientes, a busca pela otimização dos estoques e a maximização da eficiência operacional para garantir resultados consistentes, marcas fortes e estratégias comerciais bem estruturadas —afirma Elias Lima, CFO da Vivara.
Os números recordes da companhia refletem a robustez do plano de expansão de lojas físicas, com mais de 70 unidades inauguradas, encerrando o ano com 456 lojas no Brasil (265 Lojas Vivara, 180 Lojas Life e 11 Quiosques) e uma loja no Panamá.
Resultados sólidos de marcas —Em 2024, a companhia apresentou um SSS (Same Store Sales) em lojas físicas de 15,6%, e 14% quando adicionado o e-commerce. O indicador é superior ao encontrado em 2023, quando somavam, respectivamente, 7,1% e 12,4%.
Quando analisado as categorias de produto, relógios foi o grande destaque do quarto trimestre de 2024 e também do full year, totalizando R$ 170,4 milhões nos últimos três meses de 2024 (+38,3%) e R$ 443,5 milhões considerando o ano todo (+31,4%). Na sequência, as categorias Life e Joias foram os grandes destaques. Para Life, o crescimento foi de 10,9% no trimestre (totalizando R$ 451,6 milhões) e de 16,4% no ano, totalizando R$1,2 bilhão. Em Joias, a elevação foi de 10,9% nos últimos três meses (R$ 515,5 milhões) e de 16% no consolidado de 2024, encerrando com R$1,6 bilhão.
Foco em rentabilidade para 2025 — Para 2025, o foco continuará sendo o fortalecimento da rentabilidade do negócio e crescimento no Brasil. Lima reforça que a companhia desenhou um plano focado em várias melhorias operacionais, que vão do nível de serviço à estrutura e eficiência do capital para garantir que o cliente seja cada vez melhor atendido e que a companhia tenha uma melhor alocação de recursos e estoques.
—Nós seguimos otimistas com o nosso plano de expansão em 2025 com a abertura de 40 a 50 novas lojas em todo o Brasil. Neste último ano, mostramos ao mercado o grande potencial que o nosso negócio tem de alavancagem e o resultado da eficiência que nas novas medidas em curso tem trazido na maximização dos nossos resultados. Vamos seguir focados nesta trajetória para trazer resultados recordes e ainda mais sólidos— finaliza o executivo.