floratta-garibaldi

20/03/2025

Cooperativa Vinícola Garibaldi estreia seus premiados produtos na SRE Super Rio Expofood

Marca gaúcha participa do evento pela primeira vez projetando aumento na expansão de seu mercado

De olho em sua projeção nacional, a Cooperativa Vinícola Garibaldi expande suas fronteiras e participa, pela primeira vez, da 35ª SRE Super Rio Expofood, no Rio de Janeiro. A marca gaúcha de espumantes, vinhos e sucos leva para o evento supermercadista no Riocentro, entre os dias 18 e 20 de março (terça a quinta-feira), no Centro de Convenções Riocentro, na Barra Olímpica, Rio de Janeiro (RJ), parte de seu portfólio de mais de 90 produtos, reconhecidos nacional e internacionalmente.

Com mais de 70 premiações conquistadas ao longo de 2024, a Cooperativa Vinícola Garibaldi aproveita para aproximar do público do centro do país os últimos lançamentos e as recentes inserções no mix de produtos zero álcool. Uma das novidades que está chegando agora às gôndolas do varejo brasileiro, mas em primeira mão para o Rio de Janeiro é o espumante Garibaldi Floratta, que vem para brindar a conexão entre o homem e a natureza por meio da vitivinicultura. Floratta, é a expressão do renascimento nos vinhedos, que une tradição e natureza, em perfeita harmonia.

Aos 94 anos, a Cooperativa Vinícola Garibaldi se consolidou como uma das maiores referências da vitivinicultura brasileira, sustentando um modelo de negócio baseado na valorização de seus 470 cooperados na sustentabilidade, na inovação e na tecnologia. Ao todo, os viticultores, todos de pequenas propriedades familiares, cultivam 1,2 mil hectares de vinhedos em quase 20 municípios gaúchos.

A marca alia tradição e inovação para apresentar produtos pioneiros, como o vinho branco Pálava, varietal elaborado no país exclusivamente pela Cooperativa Vinícola Garibaldi. O produto advém do compromisso da marca em ofertar rótulos surpreendentes, renovando o cartel de produtos da vitivinicultura nacional. Esse compromisso está alicerçado no projeto do vinhedo experimental, uma iniciativa pioneira que busca testar e validar novas variedades de uvas para adaptação ao terroir da Serra Gaúcha. A excelência se traduz também em prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais que atestam a elaboração de espumantes sofisticados, vinhos elegantes e sucos integrais apreciados aqui e lá fora.

Floratta traz renovação primaveril para dentro da taça — Espumante exclusivo no portfólio da Garibaldi será lançado nacionalmente na 35ª SRE Super Rio Expofood.

Tal qual a leveza dos dias floridos, repletos de vida e esplendor, o espumante Floratta chega para anunciar a novidade que a Cooperativa Vinícola Garibaldi introduz ao mercado. A sensação de renovação na taça proporcionada pela nova bebida — simbolizada, também, a cada nova safra — marca a chegada do Garibaldi Floratta Rosé às gôndolas.

Com um conceito inspirado no termo italiano que designa florescer, a cooperativa foi buscar nos cenários cariocas o sugestivo pano de fundo para lançar seu rótulo — o primeiro de 2025 — dentro da feira supermercadista SRE Super Rio Expofood. A escolha pelo Rio de Janeiro também vem amparada na crescente presença da representatividade do estado fluminense na aquisição dos produtos borbulhantes da marca, ocupando um share de 5% do faturamento total da marca. Em meio a esse contexto, o Floratta renova o convite para promover a conexão entre homem e natureza por meio da vitivinicultura, celebrando a comunhão entre um e outro.

Doce, mas com equilíbrio entre açúcares e acidez, o Floratta apresenta vivacidade na taça para celebrar a vida. A bebida é elaborada por duas variedades de uvas da família Moscato – de Alexandria, branca, e de Hamburgo, tinta, responsável por oferecer o rosa blush de sua coloração sedutora. O protocolo de vinificação baseado em uma única fermentação, ajuda a preservar os aromas frescos e frutados das uvas. É a Hamburgo, também, que oferece os aromas com notas de frutas vermelhas, especialmente cereja e framboesa, além de um toque de maçã caramelada. No paladar, o Floratta se pronuncia delicado e cremoso. O espumante ainda harmoniza muito bem com frutas frescas, frutas em calda, sorvetes, bolos, canapés, queijos e patês. Para uma melhor experiência, ele deve ser consumido a uma temperatura de 4°C.

O novo produto chega num momento de crescimento no mercado de espumantes. Nos últimos 12 anos o Brasil viu sua produção e comercialização de espumantes dobrar de tamanho e ultrapassar os 31 milhões de litros da bebida nacional em 2024. Esse movimento reflete-se na Cooperativa Vinícola Garibaldi, que detém 16% da produção de espumantes nacionais e aposta firmemente na continuidade deste crescimento para os próximos anos.

Bebidas com baixo ou sem teor alcóolico abrem caminho nas taças e copos brasileiros — Atenta à demanda de mercado, Cooperativa Vinícola Garibaldi chega ao sétimo rótulo de espumante na tendência zero álcool

Mais do que uma alternativa para um público restrito, as bebidas não alcoólicas tornam-se tendência mundial e têm registrado aumento na preferência também do público brasileiro. O interesse do consumidor por esse filão de produto, especialmente após a pandemia de covid-19, vem sendo percebido pelo setor de bebidas sobretudo com o público adulto mais jovem, da chamada Geração Z. A estimativa da Mordor Intelligence, por exemplo, é de que entre 2023 e 2028, o setor de bebidas não alcoólicas experimente taxas de crescimento anual entre 4,1% e 4,7%.

Neste cenário, os vinhos e espumantes sem álcool levam ainda mais uma vantagem, especialmente perante quem procura hábitos mais saudáveis: praticamente não há adição de açúcar na versão não alcoólica dos vinhos, diferentemente de outras bebidas deste tipo. Este processo fica por conta das propriedades da fruta, a uva. Uma vantagem que, como demonstra o inédito Garibaldi Prosecco Zero Álcool, recentemente lançado pela Cooperativa Vinícola Garibaldi, também garante menos gostos adocicados, com o prazer do espumante e sem o álcool.

—Quem consumir o produto, perceberá um frescor muito intenso. Ao mesmo tempo, a sensação doce é minimizada por esse frescor, que vem da presença marcante de acidez. O resultado é uma bebida que lembra muito um espumante entre o Brut e o Demi-sec, porém, sem álcool— diz o enólogo da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Ricardo Morari. O novo Prosecco Zero Álcool é elaborado a partir do mosto (suco) da uva prosecco, diluído em água para alcançar o equilíbrio entre os açúcares residuais e a sensação doce na boca. Sem o processo de fermentação, para não gerar o álcool, o gás carbônico (que faz as “bolinhas”) é adicionado lentamente, em autoclave (tanque de inox), garantindo a sensação no paladar típica do espumante.

—O consumo de vinho no Brasil vem crescendo entre jovens, mas ao avaliarmos os vinhos mais estruturados, mais alcoólicos, observamos um menor consumo, ou um consumo específico em momentos especiais no recorte estatístico da Geração Z. O que precisamos é estar sempre inovando para garantir o vinho no “share” do consumo de bebidas das novas gerações. Cabe à indústria se adaptar ao perfil do novo consumidor 3explica o gerente de marketing e enoturismo da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Maiquel Vignatti.

Para entregar o que essa nova geração procura – produtos com mais frescor, mais vivacidade, menos teor alcoólico – um dos movimentos da marca tem sido investir em vinhos com uma mensagem mais disruptiva, e que garanta um consumo mais consciente para uma geração que busca muita informação no momento de consumir. —É muito mais do que o produto dentro da garrafa, é a experiência, a questão cultural, muito mais do que degustar uma bebida, o consumidor cada vez mais está adquirindo cultura— completa Vignatti.

A entrada da cooperativa neste nicho começou com o Gota D’Or (Branco e Rosé), seguiu com o Garibaldi ICE Zero Álcool e o Garibaldi ICE Rosé Zero Álcool, e com os Garibaldi Moscato Zero Álcool e o Garibaldi Moscato Rosé Zero Álcool. Agora, o mais recente lançamento é o Prosecco Zero Álcool. Há ainda a linha Sweet, com vinhos de menor teor alcoólico, e a linha de Vinhos Granja União, onde contempla vinhos para consumo jovem, com menor teor alcoólico. A cooperativa mantém, por exemplo, um vinhedo experimental para o desenvolvimento de novos produtos e variedades. O próprio Complexo do Enoturismo, desenvolvido pela cooperativa, tem se tornado um grande campo de experiências inovadoras para alcançar todos os níveis deste novo mercado para o vinho. A vinicolagaribaldi.com.br, redes sociais e YouTube.