Visitantes da Farm Show MT e do Show Safra poderão conferir as principais novidades da companhia para a cotonicultura.
– A Bayer, líder em inovação e insumos agrícolas, apresenta novidades, tecnologias de proteção de cultivos, sementes de alto desempenho e ferramentas digitais no circuito de feiras que movimenta o calendário do agronegócio no estado de Mato Grosso: a Farm Show MT, de 18 a 21 de março (terça a sexta-feira), em Primavera do Leste, e o Show Safra, de 24 a 28 de março, em Lucas do Rio Verde.
Para contribuir com a consolidação da liderança mundial do Brasil na exportação de algodão recentemente alcançada, a companhia leva a ambos os eventos sua mais avançada tecnologia para a cotonicultura, parte do portfólio integrado de soluções para alta produtividade e sustentabilidade. —O Mato Grosso ocupa uma posição de destaque na produção mundial de algodão. O estado combina alta produtividade e fibra de excelente qualidade, além de um dos cultivos mais sustentáveis do mundo—afirma Fernando Prudente, diretor executivo de Algodão da divisão agrícola da Bayer. —Esse posto só foi alcançado graças a muito investimento em inovação e em ciência de ponta, uma característica dos produtores aqui na região—.
Recém-lançada para a safra 2024/2025, a plataforma Bollgard3 XtendFlex representa a evolução da mais moderna biotecnologia da Bayer para algodão, ao acrescentar tolerância aos herbicidas dicamba e glufosinato de amônio. A inovação entrega altas produtividades e flexibilidade no manejo, com melhor controle da mato-competição na lavoura e ampla proteção contra os danos causados pelas principais lagartas que atacam a cultura. —Com base em ensaios realizados pela companhia, estimamos um potencial de ganho de produtividade de 11 arrobas de pluma por hectare com a plataforma Bollgard3 XtendFlex, graças ao manejo mais eficiente de plantas daninhas —afirma Prudente.
Para fortalecer o portfólio da Bayer voltado às necessidades específicas do cotonicultor, em um país com clima tropical e proporções continentais como o Brasil, as sementes Deltapine têm se firmado na preferência do agricultor. A marca é resultado do maior banco de germoplasma de sementes de algodão do mundo, quando combinada à biotecnologia Bollgard® e às boas práticas de manejo, favorece uma produtividade elevada, fibra de qualidade superior, além de adaptabilidade em ambientes de safra e de safrinha. Destacam-se as sementes DP 1949 B3RF, cultivar da biotecnologia Bollgard® mais plantada do Brasil, que tem como pontos fortes estabilidade, sanidade e alto teto produtivo; DP 2111 B3RF, caracterizada pelo ciclo precoce, alta produtividade e resistência à ramulária e ao nematóide das galhas, trazendo mais segurança e eficiência ao cultivo; além das DP 2297 B3XF e DP 2252 B3XF, que contam com a tecnologia Bollgard® 3 XtendFlex®.
Soluções integradas para o manejo de pragas e de doenças —Para levar ao agricultor o que há de mais avançado para proteção de cultivos, manejo integrado e agricultura regenerativa, a Bayer tem como foco entender e atender as necessidades do campo. Segundo estimativas, a área de plantio da cotonicultura deve crescer cerca de 6,3%. Consequentemente, aumenta a incidência de pragas e de doenças com alto potencial de danos nas lavouras, como o bicudo-do-algodoeiro.
Nesse caso, o inseticida Curbix® é uma excelente opção, pois combate rapidamente as infestações e protege a lavoura. Ele atua no manejo de insetos sugadores que impactam não somente as culturas de algodão, mas também soja e milho por mais tempo, graças ao seu efeito de choque e longo período de controle e é indicado para programas de manejo de resistência a inseticidas.
As soluções da Bayer protegem a lavoura durante o ciclo completo do algodão, da pré-colheita ao beneficiamento. É o caso do herbicida não seletivo Dropp Ultra, que promove a desfolha com sua queda ainda verde e ajuda a evitar que a planta fique seca e prejudique a pluma. Já o Finish, regulador de crescimento, usado no momento certo, acelera o amadurecimento uniforme do capulho.
O fungicida Fox® Xpro tem alta eficiência no controle da ramulária e mancha-alvo no algodão por sua ação sistêmica para o tratamento foliar, que permite ação tripla nas principais doenças. Consolidado em outras culturas, ele é um grande aliado no manejo da mancha-bipolaris no milho e na anomalia de vagens da soja. O nematicida Verango® Prime oferece aplicação em barra, o que contribui para uma produção mais sustentável em uma grande variedade de culturas, possibilitando uma dosagem mais precisa por hectare.
Além disso, o protagonismo brasileiro na produção mundial de soja contará com um novo aliado para tornar as lavouras mais resistentes e minimizar o impacto causado por doenças que afetam a cultura, o fungicida e bactericida Nativo Plus, uma novidade da Bayer que chega ao mercado brasileiro neste ano. Composto por tebuconazol, trifloxistrobina e oxicloreto de cobre, é indicado para uso de maneira preventiva em relação ao aparecimento de sintomas de doenças como a ferrugem asiática e a mancha-alvo da soja.
No pipeline da companhia para os próximos anos, estão: Roundup Transorb TOP, herbicida à base de glifosato com alta concentração do ativo que possibilita maior praticidade no manejo; um herbicida com o primeiro princípio ativo inédito a ser lançado para o segmento nos últimos 30 anos e focado em pós-emergência das plantas daninhas; e o ingrediente ativo Spidoxamat para combate a sugadores nas culturas da soja e de algodão, que atua no controle de ovos e ninfas para bloquear o processo de reprodução.
Ferramentas digitais e biotecnologia de ponta — A visão da companhia para a agricultura regenerativa consiste em produzir mais, com menos, enquanto gera impacto positivo para o meio ambiente. Durante as feiras, o produtor mato-grossense poderá conhecer mais sobre o PRO Carbono, pioneiro no Brasil, que promove a resiliência dos ecossistemas agrícolas e gera oportunidades de negócios baseadas na sustentabilidade e inúmeros benefícios da mensuração da pegada de carbono, feita com a calculadora Footprint PRO Carbono, desenvolvida em parceria com a Embrapa para mensurar a pegada de soja, de milho e de algodão.
Outro destaque é a plataforma Climate FieldView™, para mapeamento das operações em tempo real, análise de produtividade, recomendações agronômicas personalizadas e relatórios comparativos. Além dos programas FieldView Advisor, que auxilia na escolha de sementes e posicionamento do plantio da soja, Bayer Directo, para aplicação localizada do nematicida Verango® Prime, e Bayer VAlora Milho, que explora o melhor posicionamento e população dos híbridos Bayer de acordo com o ambiente produtivo de cada talhão.
Exclusivamente no Show Safra, a Intacta2 Xtend® (i2x) marca presença com seu estande, apresentando as soluções da plataforma mais completa para manejo de plantas daninhas e proteção contra um amplo espectro de lagartas. Para a safra 2024/25, foram disponibilizadas aproximadamente 194 variedades de i2x e Xtend Biotec para todas as regiões do país – o maior portfólio de cultivares do mercado. Os visitantes poderão conferir na prática o poder de (i2x), que tem possibilitado a agricultores brasileiros resultados acima de 100 sacas de soja por hectare, além de uma novidade que abrirá as portas do futuro da soja. | www.agro.bayer.com.br.