A abertura do evento contou com o governador do Rio de Janeiro Claudio Castro, o ex jogador, ex treinador, e embaixador da Klini Saúde Zico e, as principais empresas do setor, além de importantes players do varejo. Pavilhões com apresentação de muitas novidades, inovações e, qualificações, mas alerta para a questão da escala quatro por três e, o Custo Brasil.
A 35ª edição da SRE Trade Show – Super Rio Expofood deu início à sua maior edição da história no dia 18 de março (terça-feira), no Centro de Convenções Riocentro, na Barra Olímpica, Rio de Janeiro (RJ), com a presença de importantes líderes do setor supermercadista e food service, além de autoridades como o governador do estado do Rio de Janeiro, que participaram da cerimônia oficial de abertura. O evento, que acontece até o dia 20 de março, ocupa dois pavilhões, totalizando 50 mil metros quadrados de área de exposição, e tem a expectativa de movimentar R$ 6 bilhões em negócios.
—É uma grande honra abrir mais uma edição da SRE Trade Show – Super Rio Expofood, que a cada ano cresce em relevância e impacto para o setor. Estamos reunindo um público altamente qualificado e proporcionando um ambiente estratégico para novas oportunidades de negócios, além de promover discussões sobre o futuro do varejo supermercadista. Além disso, nesta edição, temos o prazer de homenagear a história empreendedora de Arthur Sendas, primeiro presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), um homem à frente de seu tempo. Temos um desafio pela frente, a alta dos preços, precisamos incentivar o aumento da produção e debater, seriamente, a questão da escala quatro por três, que será um grande retrocesso—destaca Fábio Queiróz, presidente da Asserj e primeiro vice-presidente da Associação das Américas de Supermercados (ALAS).
Para o governador Cláudio Castro, o evento reafirma a importância estratégica do estado do Rio de Janeiro no cenário empresarial. —Hoje, posso afirmar que o governo é um grande parceiro da SRE Trade Show – Super Rio Expofood. Já são quase cinco anos marcando presença nesse estratégico evento. Estamos aqui para incentivar e fomentar a economia, gerando mais negócios no estado. Em 2024, o Rio de Janeiro foi o segundo estado que mais abriu empresas no país— ressaltou o governador.
Consolidada como a melhor feira do setor supermercadista das Américas, a SRE Trade Show – Super Rio Expofood é promovida pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) e pela Base Eventos. O evento reúne grandes players do setor, como Friboi, Seara, Coca-Cola, Hershey’s, Tramontina e diversas cooperativas, oferecendo um ambiente propício para negócios, networking e acesso a inovações que estão transformando o mercado.
Segundo o representante da ApexBrasil, Lauremir André Müller, a SRE Trade Show é um dos eventos de negócios mais aguardados. —Estamos vendo um evento grandioso e queremos, através da ApexBrasil, tornar a SRE Trade Show ainda mais internacional, juntamente com a ALAS. Nosso objetivo é trazer o mundo para os empresários e levar vocês para o mundo. A exportação também é uma oportunidade para todos —destacou o executivo.
Outro convidado da solenidade de abertura, o diretor-executivo do Sebrae RJ, Antonio Alvarenga, ressaltou a importância dos produtos brasileiros no mercado mundial. —Nosso agro é uma potência no mundo. O Brasil tem terra fértil e gente que sabe produzir! Hoje, as exportações são muito importantes para a balança comercial brasileira. Eventos como esses incentivam a cadeia produtiva— afirmou Alvarenga.
O presidente da Riotur, Bernardo Fellows, acredita que eventos como esse trazem um novo olhar para a cidade do Rio. —O turismo de negócios é muito importante para qualquer região. Ele fomenta novos investimentos para todo o estado —concluiu.
Um dos grandes destaques da abertura foi o convidado especial Zico. O ex jogador, ex treinador, e embaixador da Klini Saúde participou de um talk show, e falou sobre a importância da liderança no esporte e nos negócios. —Para se ter uma boa liderança é importante saber ouvir, pensar no coletivo, ser profissional, pois se compararmos a um técnico de futebol, se um líder não tiver esses três elementos, não saberá tomar a decisão correta e poderá colocar tudo a perder — finalizou o atleta e garoto-propaganda.
Convenção das Américas: Rebeca Andrade abre a série de palestras — A bicampeã olímpica Rebeca Andrade, um dos maiores nomes da ginástica artística mundial, foi a grande atração da abertura do palco Convenção das Américas 2025, evento que acontece dentro da SRE Trade Show – Super Rio Expofood. Rebeca subiu ao palco principal para compartilhar sua inspiradora trajetória de superação e sucesso, destacando a importância da disciplina mental, do foco e da resiliência na busca pela excelência. O tema da apresentação da atleta foi “Rebeca Andrade: Uma história de inspiração e disciplina”.
—Minha jornada tem sido marcada por desafios, mas sempre acreditei que, com disciplina e muito trabalho, é possível alcançar os objetivos mais ousados. Espero que minha história inspire as pessoas a nunca desistirem de seus sonhos, independentemente dos obstáculos— afirmou Rebeca.
Promovida pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) e pela Base Eventos, a SRE Trade Show – Super Rio Expofood foi incluída no Calendário Oficial da Cidade em 2023 e já se consolidou como o evento com a maior área de exposição de negócios do setor supermercadista. A SRE Trade Show – Super Rio Expofood é amplamente reconhecida por profissionais de todo o Brasil e é considerada a mais inovadora das Américas.
Programação intensa e espaço para inovação — Além da área de exposição, o evento conta, ainda, com a Convenção das Américas 2025, pilar de conhecimento da feira. Ao longo dos próximos dois dias, outros importantes nomes passaram por esse palco, como o autor do best-seller “Receita Previsível”, livro considerado a bíblia das vendas no Vale do Silício, Aaron Ross, que apresentará insights importantes sobre vendas, crescimento escalável e previsibilidade de receita para empresas de todos os portes, trazendo valiosos aprendizados para empreendedores, empresários e marcas. Outro nome muito aguardado é o de Arthur Igreja, autor do sucesso de vendas “Conveniência é o nome do Negócio”, que abordará o tema “A Inteligência Artificial no seu negócio” e provará que essa tecnologia é uma grande aliada do varejo.
Fechando a lista de keynotes, o chef francês, radicado no Brasil desde 1979, Claude Troisgros, falará sobre sua cozinha franco-brasileira, nascida da necessidade de trabalhar com produtos brasileiros quando chegou ao país. A partir de então, o chef começou a fazer um mix entre seu conhecimento profissional da cozinha francesa e os novos produtos e ingredientes que conheceu no Brasil.
Os visitantes também poderão conferir o SRE Square, um dos espaços mais disputados do evento, que traz experiências interativas com marcas líderes do setor. Além disso, espaços como Agro Business e Gourmet Show Arena proporcionarão demonstrações, workshops e insights sobre as tendências do setor.
Com um mix de conhecimento, negócios e networking, a SRE Trade Show – Super Rio Expofood reafirma seu compromisso em ir “Além do essencial”, tema desta edição, trazendo inovações que impactam diretamente o futuro do varejo.
Os mega números da SRE Trade Show – Super Rio Expofood — Os números reforçam o sucesso do melhor evento B2B das Américas. Na edição anterior, a SRE recebeu 68 mil visitantes, mil supermercadistas de 16 países, 500 marcas expositoras e gerou R$ 4,2 bilhões em negócios. A edição deste ano promete ser ainda mais grandiosa, com expectativa de bater os R$ 6 bilhões.
Mais de 500 marcas expositoras, distribuídas nos pavilhões, apresentarão suas ativações e experiências inovadoras.
A SRE Square ocupará um total de dois mil metros quadrados e destaca o tema do evento “Além do Essencial”, onde grandes marcas promovem experiências aos visitantes, estimulando bons negócios.
A Convenção das Américas, promovida pela AsserJ e pela Associação das Américas de Supermercados (ALAS), com palco inovador com palestras simultâneas; Gourmet Show Arena: aulas-show e degustações conduzidas por chefs renomados; Agrobusiness: área que conecta empresários do agronegócio, pequenos produtores e iniciativas públicas e privadas; Lounge Premium: espaço exclusivo para as principais autoridades do setor; Entrada VIP pelo Pavilhão 3.
A edição 2025 da SRE Trade Show – Super Rio Expofood tem o patrocínio ouro da Marquespan Alimentos, Friboi, Seara, Caixa, Apex Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e do Governo Federal. A Coca-Cola e o Sebrae são patrocinadores prata, tendo o Sesc RJ e a Scanntech como patrocinadores bronze.
35ª SRE Trade Show – Super Rio Expofood, de 18 a 20 de março de 2025 (terça a quinta-feira) das 14 às 22 horas (dias 18 e 19 de março) e das 14 às 21 (dia 20 de março ), o Riocentro, na Barra Olímpica, Rio de Janeiro(RJ). | https://asserj.com.br/super-rio-expofood | https://sretradeshow.com.br | Instagram: @asserjsupermercados | @sretradeshow | LinkedIn: Asserj Supermercados | SRE Trade Show.
Asserj — Fundada em 1969, a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro tem como missão fortalecer e defender o setor supermercadista. Há mais de cinco décadas, oferece cursos, palestras, consultorias e assessorias jurídicas, além de iniciativas focadas em gestão, marketing e prevenção de perdas. | https://asserj.com.br
Base Eventos — Com mais de 35 anos de experiência, a Base Eventos é referência na organização de eventos nacionais e internacionais de grande porte. A empresa se destaca por integrar criatividade, inovação e excelência técnica para promover o desenvolvimento de diferentes segmentos por meio de seus projetos.