Ao lado de grandes nomes como Thomson Reuters e Banco Itaú, Bravo se torna uma das empresas mantenedoras do Instituto.
A Bravo, empresa especializada em soluções tecnológicas para a área fiscal e contábil, anuncia sua mais nova parceria com o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF). A colaboração, consolidada no final de 2024, terá vigência em 2025 e tem como objetivo fortalecer a presença da Bravo no mercado financeiro, ampliando o relacionamento com CFOs e executivos do setor.
Entre os associados do Instituto, estão grandes nomes do mercado, como Thomson Reuters, Mercado Livre, Microsoft, Mastercard e Banco Itaú. Com a parceria anunciada, a Bravo passa a integrar o grupo seleto de membros corporativos do Instituto.
O IBEF é uma das mais respeitadas associações do país voltadas para o segmento financeiro, reunindo grandes decisores do mercado. A instituição é composta por diretores financeiros e CEOs de grandes empresas, promovendo debates de alto nível e oportunidades de networking estratégico. Com essa parceria, a Bravo passa a integrar comissões e eventos promovidos pelo IBEF, fortalecendo sua presença entre os principais players do setor.
Marcos Gimenez, CEO da Bravo, destaca a relevância dessa colaboração. —Nossa parceria com o IBEF nos permitirá estreitar relações com CFOs e demais executivos financeiros, demonstrando a expertise da Bravo em oferecer soluções inovadoras para a área financeira— comenta Gimenez.
O especialista, com mais de 15 anos de atuação na área tributária, relembra a atuação da Bravo com empresas como a Epson, Jaguar e 99, e reforça a importância de trocar experiências com outros experts da área para entenderem as oportunidades e desafios do novo cenário nacional. —Nosso intuito é contribuir para a evolução do nosso mercado e apresentar os resultados excepcionais que conquistamos durante os anos —declara o CEO.
Reforma Tributária em foco — Entre as principais prioridades na área de tax em 2025, a Reforma Tributária se destaca pela sua complexidade e alto impacto no mercado. O período de transição é visto como um dos principais desafios pelas empresas no Brasil nos próximos anos, afetando diretamente a estrutura fiscal e financeira das organizações. A complexidade do projeto e suas implicações exigem que CFOs e executivos do setor estejam preparados para lidar com as mudanças regulatórias, planejando ações para garantir conformidade e eficiência de equipes.
Neste contexto, Marcos Gimenez avalia a parceria com o IBEF como estratégica, pois permite que a empresa esteja próxima dos tomadores de decisão que lideram esse processo dentro das corporações.
Com a participação da Bravo nas comissões do Instituto, Gimenez propõe contribuir ativamente para as discussões sobre os desafios da Reforma Tributária e oferecer soluções para apoiar as empresas nesta jornada. —Nosso compromisso é fornecer clareza e direcionamento para os CFOs, ajudando-os a enfrentar as transformações do cenário tributário com excelência e segurança— enfatiza Gimenez.
Conexões valiosas — A preocupação das empresas com diversidade e inclusão cresce no Brasil, e a falta de compromisso com o tema pode acarretar uma perda potencial de R$ 1,9 trilhão para empresas, segundo o estudo “Marketing Trends”, da Kantar.
Neste cenário, o IBEF Conecta tem como objetivo a promoção da inclusão e diversidade por meio do IBEF Conecta Diversidade, IBEF Conecta Jovem e IBEF Conecta Equidade de Gênero — ações com o compromisso de ampliar a integração e desenvolvimento de jovens profissionais, protagonismo de lideranças femininas e ampliação da participação de diferentes grupos de gênero, raça e religião.
Danielle Guerra, gerente de Marketing da Bravo, avalia que o momento de parceria entre o Instituto e a Bravo está alinhado com os objetivos da empresa para o ano de 2025. “Já estamos em desenvolvimento contínuo de políticas internas que coloquem a diversidade como um dos principais pilares da nossa atuação, e estarmos integrados com uma das maiores organizações do país será essencial para aprimorarmos esse objetivo”, comenta Guerra. Como exemplo, a gerente cita o Programa Garra, iniciativa de capacitação, desenvolvimento e contratação de jovens talentos das áreas de tecnologia, fiscal e tributário.
Para 2025, apostar em comunidades e construção de relacionamentos também será uma das principais tendências de negócios, tanto do mercado financeiro quanto de outras áreas corporativas. Pensando nisso, o IBEF mantém como foco de sua atuação o encontro entre profissionais da área e o compartilhamento de experiências. Iniciativas como o IBEF Global, Jornada CFO e Experts Meeting reúne os principais nomes das áreas de Tax, companhias abertas, empresas nativas digitais e de energia.
Além de encontros periódicos entre as principais lideranças do mercado, o Instituto também promove grupos de debate através de quatro Comissões Técnicas (Controladoria e Contabilidade, Mercado Financeiro e de Capitais, Tesouraria e Riscos, e Tributos) — grupos do qual a Bravo passa a integrar em 2025.
A parceria inicial tem duração de um ano, com possibilidade de ampliação conforme os resultados alcançados. Entre os principais benefícios esperados estão o acesso a conhecimento especializado, o fortalecimento de networking, benchmarking com grandes empresas e a ampliação da visibilidade da Bravo entre os principais tomadores de decisão do setor financeiro.
Para Marcos Gimenez, as constantes mudanças na área de tax — como a Reforma Tributária — configuram o momento ideal para que as empresas invistam em networking e trocas de experiências. —Além de consolidarmos nossa presença entre os CFOs, também queremos contribuir nas discussões para a evolução do mercado financeiro por meio da tecnologia e inovação— finaliza Gimenez.
Bravo — A Bravo é uma empresa especialista em soluções inteligentes para simplificar as operações das áreas financeira, fiscal e contábil. Com mais de uma década de atuação, mais de 200 mil obrigações fiscais entregues anualmente e 50 bilhões de reais em impostos apurados, faz o desenvolvimento de tecnologia própria, é pioneira no uso de Robotic Process Automation (RPA) e inteligência artificial, além de mais de 15 mil CNPJs geridos com serviços automatizados de Business Process Outsourcing (BPO 4.0) para a otimização das rotinas fiscais.
A empresa conta com um suporte constante que sustenta as operações das soluções fiscais, agindo imediatamente na origem de qualquer problema. A equipe multidisciplinar atua no acompanhamento e garante a detecção, o diagnóstico e a resolução de demandas com rapidez e eficiência.
O objetivo da Bravo é revolucionar a gestão contábil, fiscal e financeira, levando nobreza aos profissionais destas áreas e apoiando-os a se dedicarem plenamente ao crescimento do seu negócio. E para crescer sem perder a nossa essência, apostamos em uma cultura forte.
O Programa Garra é o compromisso social da Bravo que, em parceria com um programa de capacitação profissional, vai impactar a vida de jovens com desenvolvimento pessoal/profissional e oferecer uma oportunidade no mercado de trabalho.