As lições que vêm dos EUA.
O mercado brasileiro de transporte rodoviário de cargas é responsável por mais de 60% do volume de mercadorias movimentadas no país, representando cerca de 6% do Produto Interno Bruto (PIB). Está projetado para alcançar US$ 54,20 bilhões até 2029, com uma taxa de crescimento anual composta de 4,80%. As informações são da Mordor Intelligence, empresa internacional de pesquisas de mercado. O crescimento é impulsionado por demandas emergentes nos setores de varejo, indústria e agronegócio, além da contínua evolução do e-commerce. A digitalização de processos e a integração de novas tecnologias têm sido fundamentais para atender ao aumento no volume de cargas.
Parte significativa deste mercado no Brasil, o transporte de carros, ou car-hauling, também apresenta potencial de crescimento. A expansão dos veículos elétricos e híbridos, somada ao aumento da infraestrutura de carregamento, está criando um cenário promissor para transportadores especializados. O aumento da produção de carros e a crescente demanda por veículos de luxo, incluindo os modelos elétricos premium, criam novas oportunidades para quem trabalha com car-haulers no Brasil.
O mercado norte americano — Nos Estados Unidos o mercado de transporte de veículos é um setor altamente especializado e consolidado, com uma demanda crescente impulsionada pelo comércio de carros novos e usados e pelo contínuo crescimento da indústria automobilística. A crise dos fretes de 2018 foi um divisor de águas para muitos empresários, incluindo os que atuam no transporte de veículos, forçando muitos a repensarem suas operações em meio à instabilidade econômica.
Cheguei aos EUA em 2015, vindo do Brasil, com o objetivo de aplicar meus conhecimentos na área de administração e seguir a tradição familiar, que sempre esteve ligada ao transporte de cargas e à mecânica de caminhões. Já em 2018, quando me estabeleci no mercado de car-hauling, realizei um estudo de mercado focado nos preços e na análise do frete. Percebi que transportar apenas 1, 2 ou até 3 carros por vez poderia ser uma solução vantajosa, tanto financeiramente quanto em termos de qualidade de vida para o proprietário do caminhão. Até então, o mercado era dominado pelas grandes cegonhas, caminhões de grande porte capazes de transportar até nove veículos por vez.
Impacto socioeconômico da mini-cegonha —O estudo que realizei apontou que as mini-cegonhas trazem uma série de vantagens. O custo inicial de um caminhão para mini-cegonha é muito mais acessível em comparação com as cegonhas tradicionais: enquanto uma cegonha convencional pode custar cerca de US$ 150.000, o caminhão para mini-cegonha sai por cerca de US$ 60.000, com trailers custando em média US$ 15.000, contra US$ 40.000 para os caminhões maiores. Esse custo inicial mais baixo abriu portas para novos empreendedores.
Outro benefício importante das mini-cegonhas é sua agilidade. Elas conseguem realizar viagens longas – como 1.000 milhas (o equivalente a 1.609,34 quilômetros) – em cerca de dois dias, enquanto as cegonhas tradicionais levam até quatro dias. Embora o valor do frete seja menor (US$ 1.950 contra US$ 2.700), a rentabilidade das mini-cegonhas é proporcionalmente maior, já que elas conseguem cobrar até 65 centavos por milha rodada, enquanto as cegonhas tradicionais ficam em torno de 30 centavos. Esse modelo tem sido muito atrativo para os clientes, como concessionárias e fabricantes de automóveis, que buscam soluções rápidas e eficientes para o transporte de veículos.
Adotar as mini-cegonhas surgiu como uma estratégia inovadora e eficiente e criou uma nova categoria dentro do mercado, incentivando a entrada de pequenos empreendedores no negócio. Essa abordagem se mostrou altamente eficaz, pois, além de reduzir significativamente os custos iniciais e operacionais, permitiu que muitos novos empresários entrassem no ramo, que antes estava restrito a quem tinha maior poder aquisitivo.
Na Truck-s Mile, empresa de transporte de carros que fundei na Flórida, em 2016, com a crescente adoção das mini-cegonhas, nossa frota aumentou de três caminhões em 2021 para 25 em 2024. Além disso, conseguimos manter um índice de satisfação dos clientes de 100%, e oferecemos uma infraestrutura de suporte completa para os motoristas parceiros, garantindo que possam oferecer o melhor serviço de transporte de veículos do país. Com isso, obtivemos, também, o reconhecimento do sistema de despachos de cargas norte americano.
Principais tendências para 2025 — Com o olhar voltado para o futuro, as tendências para 2025 indicam que a tecnologia, a sustentabilidade e a busca por soluções mais rápidas e eficientes continuarão a moldar o setor de transporte de carros. Vejo com muito otimismo a evolução da automação e da inteligência artificial, que permitirão otimizar rotas, planejar melhor as cargas e reduzir os custos operacionais. A sustentabilidade, por sua vez, se tornará uma preocupação crescente, com o uso de veículos híbridos e elétricos ganhando força no mercado. O uso de blockchain também deve crescer, garantindo maior transparência e segurança nas transações e rastreamento dos veículos.
Nos Estados Unidos, as mini-cegonhas continuarão dominando o mercado, oferecendo novas oportunidades tanto para os empresários que se adaptam às mudanças quanto para os consumidores que buscam soluções rápidas e sustentáveis. Além disso, a busca por cadeias de suprimento mais resilientes e ágeis, com o uso de tecnologias de rastreamento em tempo real, será uma tendência fundamental para o setor, especialmente após os desafios impostos pela pandemia.
Trucks’s Mile — Operando sob o nome fantasia de Truck’s Mile Dispatch Service, em 2016, nasceu a Dias & Leite Services and Transport LLC. Desde sua origem, a empresa tem como objetivo conectar clientes que precisavam transportar veículos com os proprietários de car-haulers. O empreendimento começou com uma frota pequena, mas cresceu de forma exponencial, e hoje atende todos os 48 estados dos EUA, exceto Alasca e Havaí. O compromisso com a pontualidade e a excelência no atendimento são diferenciais que ajudaram a Truck´s Mile a ganhar reconhecimento no sistema de despacho de cargas norte-americano, um mercado competitivo e em constante expansão.
• Por: Lucas Leite, um administrador de empresas e empreendedor trilíngue (português, espanhol e inglês), com mais de dez anos de experiência em instituições financeiras, especialmente na área de vendas de seguros de vida. Desenvolveu competências em gestão de negócios, administração financeira, marketing e gestão de equipes.
Nos Estados Unidos, ele soube aplicar os conhecimentos adquiridos no Brasil para identificar uma oportunidade de negócio promissor e, com isso, fundar a Truck’s Mile. Hoje, a empresa se destaca no ramo de transporte de veículos nos EUA. | www.trucksmile.com | Instagram @trucksmile