Quase dobrando o valor nos últimos cinco anos. Ao todo, a ferrovia transportou 202,5 milhões de toneladas transportadas em 2024, mais um recorde alcançado durante o período. E registra R$ 1,4 bilhões em lucro líquido, crescimento de 229%.
A MRS Logística, uma das líderes do setor ferroviário brasileiro, anunciou os resultados de seu Relatório Anual de 2024, destacando-se por um desempenho histórico. A companhia alcançou a maior receita líquida e lucro líquido de sua trajetória, com R$ 7 bilhões e R$ 1,4 bilhão, respectivamente. O lucro líquido cresceu expressivos 229% nos últimos cinco anos.
Em 2024, a MRS também registrou seu maior faturamento, com R$ 7 bilhões em receita líquida, quase dobrando o valor nos últimos cinco anos. O crescimento de 8,9% em relação a 2023 foi impulsionado pelo aumento no volume transportado e pela recomposição tarifária.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, da sigla em inglês) também atingiu um recorde, somando R$ 3,6 bilhões, com uma margem de cerca de 51%. O lucro líquido, por sua vez, cresceu 17,9% em relação a 2023, totalizando R$ 1,4 bilhão.
A empresa manteve uma estrutura financeira robusta, com R$ 4,2 bilhões em caixa. Para financiar seus projetos e fortalecer sua base de capital, a empresa realizou a 12ª emissão de debêntures, no valor de R$ 2,5 bilhões, divididos em três séries, com vencimentos em 10, 12 e 15 anos.
—Os resultados históricos que atingimos em 2024 refletem a boa que a empresa vem empregando ao longo dos últimos anos, entregando crescimento e mantendo seu Ebtida saudável com ótima performance operacional— destaca Guilherme Segalla de Mello, presidente da MRS Logística.
Desempenho operacional histórico — No último ano, a MRS alcançou o maior volume de transporte de sua história, com 202,5 milhões de toneladas (Mt), um crescimento de 2,6% em relação a 2023. O segmento de mineração manteve bom desempenho com 123,9 Mt transportados.
O segmento de carga geral também registrou um recorde histórico, com 78,4 Mt transportadas, impulsionado principalmente pelo aumento no transporte de produtos agrícolas, que representaram ~64% desse total, além de um crescimento significativo em segmentos como celulose.
—Os resultados obtidos refletem o comprometimento e a excelência da MRS em todos os aspectos de sua operação, fato que só foi possível graças ao esforço contínuo de nossa equipe e ao apoio de nossos parceiros. Este é um marco importante em nossa trajetória, mas também um passo fundamental para os desafios que temos pela frente— afirma Segalla, presidente da MRS Logística.
Investimentos e Modernização da Frota — Seguindo a estratégia de investir na modernização de seus ativos e no aprimoramento da infraestrutura ferroviária, a empresa adquiriu 13 locomotivas e 561 vagões. O investimento total de R$ 2,9 bilhões no ano também contempla as obras e projetos da renovação da concessão.
Esses recursos têm como objetivo aumentar a eficiência e a confiabilidade de suas operações. Como parte da renovação da frota, a MRS também obteve um marco importante com a aquisição de novos equipamentos para melhorar a capacidade de transporte de minério e outros produtos.
Compromisso com a agenda ESG — Em 2024, a MRS deu continuidade ao seu foco em práticas sustentáveis. A empresa melhorou o indicador de eficiência energética, alcançando um índice de 2,474 litros de óleo diesel por mil toneladas-quilômetro brutas (L/kTKB), economizando cerca de dois milhões de litros de combustível. Ademais, segue com investimentos em novas tecnologias para tornar suas operações ainda mais eficientes e sustentáveis, com a previsão de chegada de 15 locomotivas de nova geração em 2025.
Na agenda ESG (ambiental, social e de governança), destaca-se a implementação de novas políticas voltadas para Direitos Humanos e Diversidade, Equidade e Inclusão. Além disso, a empresa lançou um plano de compromissos de longo prazo em sustentabilidade, reforçando seu comprometimento com a transparência e boas práticas de governança corporativa.
MRS Logística — A MRS é uma operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, região que concentra cerca da metade do PIB brasileiro. A companhia está entre as melhores ferrovias de carga do mundo, com produção quase quatro vezes superior àquela registrada na década de 90. A malha ferroviária conecta regiões produtoras de commodities minerais e agrícolas a alguns dos principais parques industriais do país aos maiores portos da região Sudeste, o que gera uma operação de transporte diversificada, como contêineres, siderúrgicos, cimento, bauxita, agrícolas, coque, carvão e minério de ferro. Aproximadamente 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS.