Estudo prevê que tecnologias como IA Generativa podem reduzir custos unitários de produtos em até 50%, impulsionando o crescimento do setor.
O Boston Consulting Group (BCG), por meio do estudo “Glacial Innovation Rates Must Thaw Fast or Retail Banks Face 2030 Failure”, destaca as oportunidades para as instituições financeiras que se adaptarem à nova dinâmica do mercado se beneficiarem de uma realocação de US$ 1 trilhão em receitas até 2030.
De acordo com o BCG, essa transformação está sendo impulsionada por dois fatores-chave: Crescente fluidez da receita. Maior propensão a troca de bancos, regulação reduzindo barreiras de migração e promovendo maior facilidade de portabilidade, maior concorrência com ascendência de fintechs, e maior uso de plataformas de comparação online para buscar melhores condições financeiras. Até 20% das receitas do setor estarão “em movimento” anualmente, em comparação com 5% a 7% nos anos anteriores.
Maior pressão sobre bancos com menor lucratividade. Entre 30% e 50% dos bancos existentes em mercados desenvolvidos podem não sobreviver como entidades individuais até 2030, intensificando a concentração de receitas nos líderes do setor. A concorrência e a disrupção tecnológica levarão a um setor mais lucrativo (para os líderes), mas menos fragmentado. Bancos ágeis e inovadores conseguirão reduzir seus custos e atrair mais clientes.
Assim sendo, a consultoria indica cinco movimentos estratégicos que precisam ser considerados à luz dessas mudanças:
Reorquestração dos canais. Adotar uma abordagem “digital-first” para vendas e atendimento ao cliente para melhorar eficiência e efetividade no atendimento aos clientes.
Maximização da escalabilidade. Implementar tecnologias de GenAI/AI para otimizar custos e processos e melhorar experiência do cliente, com potencial de redução de 40% a 50% nos custos operacionais e 20% nas funções de suporte.
Revisão de portfólios. Aonde aplicável, investir em áreas menos intensivas em capital e retorno ajustado a capital apropriado.
Mais (e mais profundas) parcerias para aceleração da transformação tecnológica. Profunda reavaliação do “make vs. buy”, acelerando incorporação de novas capacidades tecnológicas por meio de colaborações estratégicas.
Busca e potencialização dos novos perfis de talentos. Atrair perfis de profissionais com expertise em tecnologia, dados e experiência do cliente de forma a habilitar a transformação necessária. Em paralelo com agilizar a tomada de decisões e capacitar as equipes para reduzir o tempo de implementação de projetos vs. histórico.
—Essas otimizações permitirão que os bancos ofereçam taxas mais competitivas e invistam em serviços aprimorados, conquistando e retendo clientes que buscam as melhores experiências personalizadas em um mercado cada vez mais dinâmico —explica Flavio Magalhães, diretor executivo e sócio sênior do BCG. —Embora os desafios sejam significativos, as oportunidades são igualmente substanciais. Os bancos que forem ágeis para se adaptar às mudanças e instituírem uma visão estratégica moderna estarão preparados para liderar o mercado e construir um futuro de sucesso—.
O estudo completo está disponível, em inglês, no site do BCG.
Boston Consulting Group — O Boston Consulting Group atua em parceria com lideranças empresariais e sociais para ajudá-las a enfrentar seus desafios mais importantes e capturar as melhores oportunidades. Fundado em 1963, o BCG é pioneiro em estratégia de negócios. Trabalhamos lado a lado com nossos clientes por meio de uma abordagem transformadora que abrange os interesses das partes envolvidas — capacitando organizações para crescer, construir vantagens competitivas mais sustentáveis e gerar impacto positivo na sociedade. Nossas equipes globais são pautadas pela diversidade e têm profundo conhecimento técnico-funcional em diferentes indústrias, além de múltiplas perspectivas que estimulam a mudança. O BCG oferece soluções por meio de consultoria estratégica de ponta, aliada à tecnologia e design, assim como corporate e digital ventures. Adotamos um modelo de trabalho colaborativo único em toda a empresa e em todos os níveis da organização dos clientes, impulsionados pelo objetivo de ajudá-los a prosperar para tornar o mundo um lugar melhor. | www.bcg.com.