A estrutura tem investimento estimado em R$ 6 bilhões. No total foram quase 100 anos para a projeto sair das discussões e virar realidade.
O Brasil terá seu primeiro túnel imerso, com 870 metros de comprimento, instalado embaixo do mar para ligar as cidades de Santos e Guarujá. O lançamento do edital de concessão do Túnel Santos-Guarujá aconteceu no dia 27 de fevereiro (quinta-feira), e contou com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), do presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta (Republicanos), ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho (Republicanos), e demais autoridades. A estrutura tem investimento estimado em R$ 6 bilhões, divididos entre Governo do Estado, Governo Federal e a iniciativa privada, que será responsável pela construção, operação e manutenção do túnel.
A profundidade será de 21 metros. O projeto é uma demanda antiga da população e vai reduzir o tempo de deslocamento entre as duas áreas urbanas. Atualmente, a travessia é feita por balsa ou por cerca de 40 km de rodovia. Mais de 21 mil veículos cruzam diariamente as duas margens utilizando barcos de pequeno porte (catraias) e as balsas, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.
O trecho vai ligar as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá. O estudo de mobilidade do projeto concluiu que a localização mais adequada do túnel é no centro do canal, atendendo as necessidades logísticas da região.
O projeto do Túnel Imerso ligando os municípios de Santos e Guarujá está qualificado no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e será executado por meio de parceria público-privada (PPP), com valor de investimento estimado em R$ 6 bilhões.
A futura concessionária será responsável pela construção, operação e manutenção do ativo, que permitirá o tráfego de veículos de passeio e de transporte público, além de caminhões, bicicletas (ciclovia) e pedestres. A solução não limita o desenvolvimento e a expansão do Porto de Santos.
Os estudos foram realizados pela Fipe, por meio da Companhia Paulista de Parcerias. O projeto-executivo do empreendimento foi validado por duas consultorias internacionais especializadas em projetos de alta complexidade de engenharia e já possui licença ambiental prévia.
As demandas atuais e futuras de viagens, conectando as áreas de maior geração de tráfego nas duas cidades da Baixada Santista, balizaram a formatação da proposta para a ligação seca. O empreendimento ainda permitirá a integração dos sistemas de transportes públicos na região.
Além da passagem de veículos, o túnel contará com uma área de circulação para ciclistas e pedestres instalada entre as seis vias de pista — três faixas por sentido, sendo uma delas adaptável ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
A estrutura será composta por seis módulos de concreto pré-moldados que serão construídos em uma doca seca. Em seguida, os módulos serão “mergulhados” na água para o teste de vedação e impermeabilidade. Depois de prontas, as partes serão transportadas por flutuação até o local onde o túnel será instalado no fundo do leito oceânico.
A travessia pelo túnel submerso está previsto para custar o mesmo valor cobrado para o uso da balsa, de R$ 6,15. — Até a inauguração, o valor deve ser reajustado de acordo com a inflação. A cobrança do pedágio deve ser feito por meio do sistema automático livre, também chamado de —free flow— no qual o veículo não precisa passar por um bloqueio físico, por meio da leitura de uma etiqueta eletrônica ou da placa do automóvel.
O governador Tarcísio de Freitas classificou o lançamento do edital,como uma vitória, após mais de 100 anos de discussões envolvendo o projeto. —É para celebrar o investimento—. Ele também destacou que os investimentos na Baixada Santista vão passar de R$ 20 bilhões, contando aportes no projeto do túnel, projetos de saneamento encabeçados pela Sabesp e recursos para obras rodoviárias.
O governador elogiou ainda a atuação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). —O BNDES tem sido fundamental para infraestrutura, respeitando o mercado de capitais — declarou.
. Vídeo com detalhes sobre a construção Túnel Santos — Guaruá: https://www.youtube.com/watch?v=IhWbtyf0Hc8