gelo-saborizsado

27/02/2025

Consumo de gelo saborizado cresce 41% em janeiro e é a aposta para o Carnaval 2025

A venda do item cresceu 88,7% em 2024, liderando a categoria de bebidas. Aperitivos, licor, vinho e gin também apresentaram alta no primeiro mês do ano.

O Carnaval é um dos períodos mais relevantes para o varejo alimentar no Brasil e que impulsiona o consumo em diversas categorias. Segundo estudo da Scanntech, o gelo saborizado apresentou um crescimento nas vendas de +41% em janeiro deste ano, impulsionado pela alta das temperaturas e se consolidou como uma tendência para a data. Os dados indicam que o consumidor tem optado cada vez mais por soluções práticas e diferenciadas para a composição de suas bebidas, um comportamento que deve se intensificar durante os dias de comemoração. A Scanntech é uma plataforma de soluções tecnológicas que usa a inovação e a inteligência de dados para impulsionar o varejo e indústrias de bens de consumo.

Além do gelo, os destaques em consumo neste primeiro mês do ano foram as bebidas alcoólicas, sendo elas aperitivos (+16,2%), licor (+12,4%), vinho (+7,2%) e gin (+6,8%). Entre os não alcoólicos, as categorias que mais cresceram foram, isotônicos (+24%), água (+13,3%) e energéticos (+5,8%). Os números indicam que, além das bebidas tradicionais do período, há um aumento da busca por opções energéticas e hidratantes, que fazem parte da rotina dos foliões durante os dias de festa. Em relação ao consumo de vinho, o vinho rosé (+5,6%) e branco (+1,3%) apresentaram uma maior alta em relação ao tinto (-0,1%).

—No ano passado, o consumo de gelo saborizado começou a ganhar força no Carnaval e tudo indica que este ano será ainda maior, já que apresentou crescimento nas vendas de +41% em janeiro deste ano. Cada vez mais, os consumidores buscam soluções práticas para preparar drinks durante as festas. Com o calor, o gelo saborizado se destaca não só pelo frescor, mas também pelo sabor e pela praticidade, garantindo que os foliões aproveitem ainda mais o momento. Outro comportamento que estamos percebendo é o aumento da venda de isotônicos, que reflete a preocupação do consumidor com a hidratação tanto nas últimas semanas quanto, possivelmente, durante as festas—comenta Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech.

Em 2024, os produtos da cesta de Carnaval, que conta com os itens mais consumidos durante a folia, como água, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, salgadinhos, salsicha entre outros, registraram um aumento de +9% no faturamento em supermercados e atacarejos em comparação à média dos demais meses do ano. O setor de bebidas liderou as vendas, registrando um crescimento de +9,1%. Dentro da categoria, os destaques foram o gelo, que inclui a categoria de gelo saborizado (+47,8%), aperitivos (+36,6%), água de coco (+34%) e água (+34,3%). Já em alimentos, os snacks e itens para lanches de rua cresceram 8,8% em comparação ao Carnaval de 2023.

Scanntech — Usada por 90% dos top varejistas do canal alimentar e por mais de 300 das maiores indústrias, a Scanntech segue revolucionando o modo de se usar informações de mercado. A companhia desenvolveu uma plataforma de inteligência granular, ágil e acionável, que permite a identificação das maiores oportunidades, alavancando os resultados do varejo, da indústria e dos distribuidores e aproximando os parceiros comerciais. Ao todo, analisa dados de mais de R$ 763 bilhões do faturamento do varejo brasileiro por meio de uma base robusta e granular de mais de 45 mil PDVs automaticamente, sem manipulação humana, para oferta de insights.