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27/02/2025

Ambev registra lucro líquido ajustado de R$ 5.018,6 no 4T24

Alta de 7,5% ante o mesmo período em 2023. Em 2024 a soma foi de R$14.874,5, diminuiu 2,3% em comparação com R$15.227,2 milhões em 2023.

A Ambev divulgou seus resultados do quarto trimestre e, eu ano de 2024 no dia 26 de fevereiro de 2025, cujas demonstrações se destacam, o volume total (orgânico) — No quarto trimestre de 2024 os volumes totais caíram 3,2%, impactados por uma indústria difícil na Argentina e por clima adverso no Brasil. Os volumes caíram na América Latina Sul (“LAS”) (-6,8%) e no Brasil (-2,8%, com -3,9% em Cerveja e 0,0% em NAB) e permaneceram praticamente estáveis (-0,1%) na América Central e Caribe (“CAC”), enquanto no Canadá cresceram 4,0%.

Em 2024, os volumes totais diminuíram 0,9%, uma vez que desempenhos positivos no Brasil (+1,5%, com +0,6% em Cerveja e +4,1% em NAB) e CAC (+1,9%) foram mais do que compensados por LAS (-10,0%) e Canadá (-3,1%). Excluindo a Argentina, os volumes totais cresceram 1,4%.

Receita líquida (orgânica) —No quarto trimestre de 2024, a receita líquida aumentou 4,2%, com a receita líquida por hectolitro (“ROL/hl”) crescendo 7,7%.

Em 2024, a receita líquida aumentou 4,6%, com crescimento da ROL/hl de 5,6%. A receita líquida aumentou na maioria das nossas unidades de negócio: NAB Brasil (+13,7%), CAC (+7,0%), LAS2 (+6,0%) e Cerveja Brasil (+3,2%), enquanto no Canadá caiu 1,2%, impactada pelo desempenho dos volumes.

Ebitda ajustado (orgânico) — No quarto trimestre de 2024 o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, da sigla em inglês) ajustado cresceu 9,7%, com a margem bruta expandindo 170 pb para 53,7% e a margem Ebitda ajustado expandindo 180pb para 35,6%. Em 2024, o Ebitda ajustado aumentou 11,4%, com a margem bruta expandindo 170 pb para 51,2% e a margem Ebitda ajustado expandindo 200 pb para 32,5%. Entregamos crescimento do Ebitda ajustado com expansão das margens bruta e Ebitda ajustado em todas as nossas unidades de negócio.

Lucro ajustado — No quarto trimestre de 2024, o lucro ajustado cresceu 7,5% em comparação com R$ 4.667,5 milhões no quarto trimestre de 2023, impulsionado pelo crescimento do Ebitda ajustado e melhor resultado financeiro líquido, parcialmente compensado pelo aumento das despesas com imposto de renda no Brasil, à medida que superamos a depreciação cambial na Argentina em 2023.

Em 2024, o lucro ajustado caiu 2,3% em comparação com R$ 15.227,2 milhões em 2023, uma vez que o aumento das despesas com imposto de renda no Brasil mais do que compensou o crescimento do Ebitda ajustado e melhor resultado financeiro líquido.

Fluxo de caixa das atividades operacionais — No quarto trimestre de 2024, o fluxo de caixa das atividades operacionais diminuiu ligeiramente (-0,2%) quando comparado a R$ 13.949,0 milhões no quarto trimestre de 2023.

Em 2024, o fluxo de caixa das atividades operacionais aumentou 5,6% em comparação com R$ 24.711,4 milhões em 2023.

Alocação de Capital —Em 2024, anunciamos aproximadamente R$ 12,5 bilhões a serem retornados aos nossos acionistas por meio do programa de recompra de ações e do payout aprovados pelo Conselho de Administração em outubro e em dezembro, respectivamente. Em 25 de fevereiro de 2025, o Conselho de Administração aprovou a distribuição de dividendos intermediários de aproximadamente R$ 2 bilhões a serem pagos em abril.

— Um brinde ao nosso aniversário de 25 anos: em 2024, celebramos com orgulho os 25 anos da nossa companhia — uma jornada marcada por pessoas apaixonadas e talentosas, uma forte cultura de donos e marcas inspiradoras amadas pelos consumidores. Ao longo desses anos, nosso compromisso inabalável com a excelência impulsionou nosso crescimento e se traduziu em conquistas sólidas. E enquanto celebramos os marcos alcançados ao longo do caminho, permanecemos dedicados a transformar desafios em aprendizados para o futuro, mantendo nosso foco na criação de valor sustentável.

Execução consistente da nossa estratégia impulsionando um crescimento sólido A execução consistente da nossa estratégia de: (i) liderar e expandir a categoria, (ii) digitalizar e monetizar nosso ecossistema, e (iii) otimizar nosso negócio resultou em mais um ano de sólido desempenho operacional, com expansão das margens.

. Liderar e expandir a categoria — A categoria de cerveja ganhou ou manteve participação na categoria de bebidas alcoólicas (share of throat) na maioria dos nossos dez principais mercados, enquanto investimos R$ 8,6 bilhões em nossas marcas e em nossa capacidade de construção de marca para liderar e moldar o crescimento de longo prazo da categoria em todos os territórios em que operamos.

Continuamos focados em atender às necessidades dos consumidores, oferecendo um portfólio incomparável de marcas e líquidos inovadores e propostas de embalagens que atendem múltiplas ocasiões de consumo. Nossos volumes, excluindo a Argentina, cresceram 1,4%, impulsionados por desempenhos positivos no Brasil e na América Central e Caribe, e permanecemos líderes em oito dos nossos dez principais mercados. No entanto, um ambiente de consumo desafiador na Argentina fez com que os volumes consolidados caíssem 0,9%.

Nossas megabrands cresceram 2,7% em volumes e melhoraram sua saúde da marca na maioria dos nossos dez principais mercados. Também continuamos a aumentar a participação do premium, com as marcas de cerveja acima do core crescendo um dígito médio e representando mais de 28% dos nossos volumes totais, enquanto o portfólio de cervejas sem álcool aumentou próximo a 20% (high teens), impulsionado por nossa dedicação a inovações em “escolhas equilibradas”, como Corona Cero.

Em decorrência do nosso compromisso em manter nossas marcas relevantes e amadas pelos consumidores, oito de nossas marcas locais e globais foram classificadas entre as dez marcas de cerveja mais valiosas do mundo, de acordo com a Kantar BrandZ. Também continuamos a ser reconhecidos pela criatividade e eficácia do nosso trabalho em marketing, sendo premiados com seis leões no Festival de Criatividade de Cannes de 2024.

Como resultado da combinação de marcas mais fortes, premiumização e inovação contínuas e iniciativas de gestão de receita, nossa receita líquida por hectolitro cresceu 5,6%3 — tendo crescido em sete dos nossos dez principais mercados — resultando em um aumento da receita líquida de 4,6%.

. Digitalizar e monetizar nosso ecossistema — Continuamos a evoluir em nossa transformação digital, expandindo a disponibilidade e o uso do BEES, nossa plataforma digital B2B, em nossas principais operações e melhorando a conveniência para nossos consumidores por meio do Zé Delivery, nossa plataforma DTC no Brasil.

Ao final de 2024, o BEES estava ativo em oito de nossos dez principais mercados, com 1,3 milhão de compradores ativos mensais e mais de 88% de nossa receita bruta transacionada por meio da plataforma. Na frente de DTC, o Zé Delivery atingiu 9 milhões de compradores, que se traduziram em mais de 66 milhões de pedidos (um aumento de 10% em comparação com 2023).

Nossas iniciativas digitais nos permitiram aprofundar nosso entendimento sobre as necessidades e preferências dos nossos clientes e consumidores, gerando insights para atendermos proativamente às suas demandas e traduzindo-se em melhorias em termos de nível de serviço (NPS). Como exemplo, em 2024 realizamos pesquisas com mais de 500 mil consumidores por meio do Zé Delivery, totalizando cerca de seis milhões de respostas, com maior granularidade e rapidez em comparação a outros meios de pesquisas.

. Otimizar nosso negócio — O custo dos produtos vendidos (“CPV”) e as despesas com vendas, gerais e administrativas (“SG&A”) excluindo depreciação e amortização cresceram abaixo da inflação (+0,8% e +4,1%, respectivamente) devido a uma gestão disciplinada de custos e despesas, juntamente com uma menor pressão de câmbio e preços de commodities.

A combinação do crescimento da receita líquida com referido desempenho de custos e despesas suportou um crescimento de dois dígitos do Ebitda ajustado, com expansão das margens bruta e Ebitda ajustado pelo segundo ano consecutivo. O Lucro ajustado caiu 2,3%, uma vez que o aumento das despesas com imposto de renda no Brasil mais do que compensou o crescimento do Ebitda ajustado e os melhores resultados financeiros líquidos. No entanto, nosso foco em maximizar criação de valor de longo prazo impulsionou um crescimento de 37% do fluxo de caixa livre para o acionista, totalizando R$ 17,9 bilhões.

Em 2024, nosso Conselho de Administração aprovou um programa de recompra de ações de cerca de R$ 2 bilhões4 em outubro, bem como um payout de aproximadamente R$ 10,5 bilhões em dezembro, totalizando cerca de R$ 12,5 bilhões a serem retornados aos nossos acionistas. Além disso, o Conselho também aprovou em fevereiro de 2025 a distribuição de dividendos intermediários de cerca de R$ 2 bilhões a serem pagos em abril— concluiu os comentários da administração.

Sustentabilidade — Na frente de Ação Climática, alcançamos 96,5% da eletricidade operacional comprada de fontes renováveis, alcançando 100% em nove dos nossos dez principais mercados. Desde 2017, reduzimos nossas emissões

absolutas de GEE (gases de efeito estufa) nos escopos 1 e 2 em 39,1% e a intensidade das emissões de GEE nos escopos 1, 2 e 3 em 21,3%. Em Agricultura Sustentável, 100% de nossos agricultores diretos atenderam aos nossos critérios para serem classificados como treinados, conectados e financeiramente empoderados. Em Água, 90,9% dos locais no escopo da nossa meta para 2025 já estão vendo melhorias na saúde das bacias hidrográficas. Nosso índice de eficiência no uso da água atingiu 2,47 hectolitros de água por hectolitro de cerveja em 2024. Quanto a Embalagem Circular, aumentamos o conteúdo reciclado em todos os nossos tipos de embalagens, atingindo 77,2% de conteúdo reciclado em latas, 44,1% em vidro e 42,9% em PET.

Perspectivas para 2025 — Em 2025, a volatilidade continuará sendo uma realidade e esperamos enfrentar maior pressão de custos do que em 2024: a taxa média de hedge de BRL/USD para 2025 é 5,49 (+10,3%), e os preços de hedge de

alumínio também são um vento contrário. Portanto, assumindo os preços atuais de câmbio e commodities, esperamos que nosso CPV por hectolitro (“CPV/hl”) excluindo depreciação e amortização em Cerveja Brasil —excluindo produtos de marketplace não Ambev—, cresça entre 5,5% e 8,5%. No entanto, continuaremos trabalhando para encontrar oportunidades e aumentar eficiência, em busca da nossa ambição de expandir às margens consolidadas.