FPSO Bacalhau, construído pela Modec, terá capacidade para produzir até 220 mil barris de óleo por dia no pré sal brasileiro.
O FPSO Bacalhau chegou ao seu destino final no dia 22 de fevereiro (sábado), A embarcação foi construída para operar no campo de Bacalhau, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, a cerca de 185 km da costa do município de Ilhabela, no estado de São Paulo. A Modec, responsável pelo projeto, construção e operação da plataforma na fase inicial, concluiu a construção da unidade em Singapura em dezembro de 2024.
Contratado pela Equinor, o FPSO Bacalhau é uma das maiores plataformas já entregues ao Brasil. Ele conta com uma superestrutura de 370 metros de comprimento e 64 metros de largura, com capacidade para produzir até 220 mil barris de petróleo bruto.
O FPSO Bacalhau utiliza o “M350 Hull”, um projeto de casco duplo desenvolvido especificamente para acomodar topsides maiores e com maior capacidade de armazenamento em comparação aos navios-tanque VLCC convencionais, com vida útil estendida e melhor operabilidade. A plataforma é a 17ª da Modec construída para o offshore brasileiro e a primeira em parceria com a Equinor. Além do FPSO Bacalhau, a Modec tem outro projeto em construção para o offshore brasileiro: o FPSO Raia, também de propriedade da Equinor.
Modec — A Modec é líder global no segmento de construção, afretamento e operação de plataformas para produção de óleo e gás e possui mais de 55 anos de história. Há mais de duas décadas em mares brasileiros, a Modec opera 13 plataformas de petróleo e gás, possui uma unidade em construção e outra em fase final de comissionamento para o país. São mais de 3,2 mil empregados atuando no Brasil.