Primeiro da Sapucaí a ser descarbonizado, o espaço terá o cálculo das emissões de gases realizado pela Bioo, plataforma integrada ao ecossistema da OMA Ativos Ambientais.
A Engie, empresa líder em energia 100% renovável do Brasil, vai descarbonizar o Camarote VerdeRosa, da Sapucaí, por meio de créditos de carbono da Hidrelétrica Jirau, que tem como acionistas Engie (40%), Eletrobras (40%) e Mitsui (20%). As emissões são neutralizadas com o uso de créditos de carbono oriundos da produção de energia renovável da hidrelétrica, que é registrada no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo das Nações Unidas (ONU). Serão neutralizadas as emissões do camarote e do deslocamento do público.
O cálculo das emissões de gases do efeito estufa emitidos pelo camarote e pelo deslocamento do público nos dias de festa será realizado pela plataforma automatizada Bioo. Integrada ao ecossistema de soluções sustentáveis da OMA Ativos Ambientais, a plataforma vai permitir conhecer quais os tipos de emissões e quantos créditos de carbono serão necessários para descarbonizar o evento.
—A parceria da Engie com o Camarote VerdeRosa foi pioneira no Carnaval em 2024 e segue este ano. Esta é mais uma ação fundamental para o nosso propósito de acelerar a transição para uma economia neutra em carbono. Apoiando grandes eventos como o Camarote VerdeRosa, colocamos em prática soluções verdadeiramente sustentáveis, reduzindo e neutralizando emissões —comenta o CEO da Engie Brasil, Mauricio Bähr.
—Unir inovação e sustentabilidade exige ações mensuráveis. Com a plataforma Bioo, garantimos que cada crédito de carbono aplicado no Camarote VerdeRosa tenha origem rastreável e impacto real. Assim, essa parceria torna-se um marco na conscientização do setor de entretenimento, provando que grandes eventos podem ser celebrados com responsabilidade climática— comenta Juliana Rolla, CEO e fundadora da OMA Ativos Ambientais.
A iniciativa mostra que grandes eventos podem adotar ações sustentáveis. —O Carnaval é uma das maiores manifestações culturais do Brasil e atrai olhares do mundo inteiro. Nosso objetivo com o Camarote VerdeRosa sempre foi oferecer uma experiência única e inovadora, e isso inclui a responsabilidade ambiental. Pelo segundo ano consecutivo, firmamos essa parceria com a Engie para reforçar que grandes eventos podem — e devem — incorporar práticas sustentáveis. A descarbonização do nosso espaço e a neutralização das emissões dos deslocamentos do público mostram que podemos alinhar celebração e consciência ambiental, contribuindo para um futuro mais sustentável— afirma Marco Antônio Barizon, realizador do Camarote VerdeRosa.
Jirau, localizada no Rio Madeira, em Rondônia, é a quarta maior geradora de energia elétrica do Brasil em capacidade instalada e já utilizou créditos de carbono para descarbonizar outros eventos, como o Rio Open, principal torneio de tênis da América do Sul, além dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.