tecon-wilson-sons-sc

25/02/2025

Wilson Sons registra alta de 3% na movimentação de contêineres via Tecon Santa Clara em 2024

Com mais de 52 mil TEUs movimentados no terminal no RS, cargas que mais contribuíram para aumento foram produtos químicos, resinas, frango congelado e madeira.

A Wilson Sons, reconhecida pela sua ampla experiência de mais de 187 anos, registrou importante resultado no ganho de eficiência operacional no Tecon Santa Clara, em 2024. O terminal hidroviário, localizado no Polo Petroquímico de Triunfo, no Rio Grande do Sul, concluiu o último ano com aumento de 3% na movimentação de contêineres em comparação a 2023. O segmento com maior representatividade no resultado foi a exportação, seguido da importação e cabotagem.

Ao todo, foram mais de 52 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados no período. As principais cargas que contribuíram para este aumento foram produtos químicos, resinas, frango congelado e madeira, que juntas representam 67% do total no terminal, em 2024. As principais cidades de origem foram Triunfo, Gravataí, Taquari e Garibaldi, respectivamente. Bélgica, China, Chile, Índia e Peru foram os principais destinos.

Na exportação, as principais mercadorias movimentadas foram resinas, resíduos de aço e madeira, representando 79% do total. Na importação, foram produtos químicos, resinas e papel, responsáveis por 73% do montante. Já na cabotagem, as principais movimentações foram embalagens, resinas e chapas, que representaram 94% do total.

A sustentabilidade presente na operação foi um fator importante durante o ano de 2024, registrando redução de 55% nas emissões de tCO2e (toneladas de dióxido de carbono equivalentes) com o modal hidroviário. Atualmente, um único navio pode transportar uma carga equivalente a centenas de caminhões, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa por tonelada movimentada. Além disso, a hidrovia contribui para não sobrecarregar as rodovias, reduzindo o desgaste da infraestrutura e os congestionamentos, impactando positivamente no meio ambiente.

—Em 2024, os números da exportação, importação e cabotagem atingiram patamares significativos, reforçando o papel essencial do Tecon Santa Clara na movimentação de contêineres. Com uma localização estratégica, o terminal facilita o transporte de cargas das empresas gaúchas para o Brasil e o mundo, beneficiando cidades e regiões estratégicas. Além disso, a operação mantém um olhar atento à sustentabilidade, priorizando práticas alinhadas à preservação ambiental—comenta Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon Santa Clara.

O Tecon Santa Clara realiza o transporte multimodal de cargas de importação, exportação e cabotagem. Conta com duas barcaças e quatro escalas semanais entre Triunfo e Rio Grande, levando a carga gaúcha para o mundo. Além de gerar mais oportunidades comerciais para o mercado gaúcho, o incremento da navegação interior é um importante aliado no desenvolvimento de projetos logísticos mais sustentáveis, pois o uso do modal contribui para a redução na emissão de gases de efeito estufa.