Os navios fazem parte do ‘Programa de Renovação e Ampliação da Frota’ e serão construídos pelo consórcio formado pelos estaleiros Rio Grande, no Rio Grande do Sul, e Mac Laren, em Niterói (RJ). O valor de cada embarcação é de US$ 69,5 milhões, e o investimento total soma US$ 278 milhões, e serão usados para transportar combustíveis na costa brasileira, e na navegação fluvial.
A Transpetro, subsidiária integral da Petrobras, e o consórcio formado pelos estaleiros Rio Grande, no Rio Grande do Sul, e Mac Laren, em Niterói (RJ), assinaram, no dia 14 de fevereiro (segunda-feira), contrato para a aquisição de quatro navios da classe Handy, com valor de US$ 69,5 milhões por embarcação, e valor total de US$ 278 milhões . Os navios serão utilizados para transporte de derivados de petróleo na costa brasileira, e na navegação fluvial.
O evento ocorrerá no Estaleiro Rio Grande, no Rio Grande do Sul, e contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente, Geraldo Alckmin, do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, entre outras autoridades.
Esse é o primeiro contrato a ser assinado pela Transpetro no âmbito do Programa de Renovação e Ampliação da Frota do Sistema Petrobras. A companhia lançou na semana passada a licitação para aquisição de oito navios gaseiros dentro do mesmo Programa.
—Para nós, é fundamental ampliar a frota própria de navios e reduzir nossos custos com afretamentos, porque nossa produção e nossa capacidade de refino vão aumentar nos próximos anos. No âmbito do programa de renovação e ampliação da frota, estamos contratando 44 embarcações, que serão fundamentais para apoiar nossas operações. Todas já estão contratadas ou estão em processo de licitação. São investimentos de R$ 23 bilhões, um forte incentivo para o desenvolvimento da indústria naval nacional—explica a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.
O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, ressalta que essa é apenas a primeira contratação prevista pela companhia. —A aquisição dos navios da classe Handy é apenas o começo da renovação e ampliação da nossa frota. Na semana passada, em Angra dos Reis, lançamos a licitação de mais oito gaseiros. E pretendemos lançar futuramente licitações para contratar pelo menos mais 13 embarcações até 2026, ampliando a capacidade logística da Transpetro em até 25%—afirma Bacci.
A contratação — O consórcio entre os estaleiros Rio Grande e Mac Laren apresentou um preço final de US$ 69,5 milhões por embarcação e venceu a licitação, lançada em julho de 2024, após o cumprimento de todas as etapas do edital. Os novos navios irão ampliar a capacidade de atendimento à Petrobras da Transpetro, permitindo a redução da sua exposição ao afretamento desse tipo de unidade, que tem baixa liquidez no mercado.
Os Handy vão contemplar soluções que garantem maior eficiência energética e menor emissão de gases que provocam o efeito estufa. Além disso, as embarcações poderão ser abastecidas com bunker ou biocombustíveis. Como resultado, estima-se reduzir em 30% as emissões em relação aos atuais navios da frota, atendendo às determinações da Organização Marítima Internacional (IMO).
Os navios serão aptos a transportar produtos claros derivados de petróleo, como diesel marítimo, diesel S10, diesel S500 e gasolina de aviação (GAV).
Navios Gaseiros— No dia 17 de fevereiro (segunda-feira), no Terminal da Baía de Ilha Grande (Tebig), operado pela Transpetro, em Angra dos Reis (RJ), foi lançada a segunda licitação pública internacional da companhia dentro do Programa de Renovação e Ampliação da Frota do Sistema Petrobras. A concorrência prevê a aquisição de oito navios gaseiros com capacidades de sete mil, dez mil e 14 mil metros cúbicos em dois lotes.
Com esta contratação, a Transpetro triplicará sua capacidade para transportar GLP e derivados e passará a carregar amônia. A ampliação da frota de gaseiros, de seis para 14 navios, considera o aumento de produção de gás natural no país e visa atender à demanda da Petrobras na costa brasileira e na navegação fluvial, como já ocorre na região Norte do país e na Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul.
Cronograma de entrega dos navios — As empresas interessadas têm o prazo de 90 dias para apresentar suas propostas. De acordo com o cronograma, o primeiro navio deve ser lançado em até dois e meio (30 meses), após a formalização do contrato.
Características dos navios: até 8,2 metros de calado, até 161 metros de comprimento, 12 tanques de carga, e até 23,4 metros de boca, capacidade de 15 a 18 mil toneladas de porte bruto, capacidade de carga de 16.500 metros cúbicos no mínimo. As embarcações serão para cabotagem na costa brasileira, e vai transportar produtos claros derivados de petróleo, como diesel marítimo, diesel S10, diesel S500, e gasolina de aviação(GAV).
Os navios terão equipamentos de eficiência energética, tais como: otimização de controle de combustão do motor principal, motores elétricos com controle variável (inversores de frequência), tinta anti-incrustante de alto desempenho no casco do navio, controle de velocidade, otimizador de trim, rumo e rota, possibilidade de operar com combustíveis alternativos.
A Transpetro — Operando 48 terminais —27 aquaviários e 21 terrestres—, cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e 33 navios, a Transpetro é a maior subsidiária da Petrobras. A empresa é a maior companhia de logística multimodal de petróleo, derivados e biocombustíveis da América Latina.
A Transpetro presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e demais empresas do setor de óleo e gás. A carteira da subsidiária da Petrobras conta com mais de 160 clientes.