Entre os navios STI Jardins e Elandra Star, o teste da operação serviu para comprovar a segurança e funcionabilidade do Ship-to-Ship. Com esse tipo de procedimento, uma operação que seria feita em 36 horas é concluída em 12 horas.
O Porto do Itaqui, em parceria com a Transpetro, iniciou no dia 21 de fevereiro (sexta-feira), uma nova fase de operações Ship-to-Ship (STS), que agora passam a ser realizadas também no Berço 108. O STS é uma manobra de transferência de carga entre navios que pode ocorrer em mar aberto ou por meio de navios atracados. Com esse tipo de procedimento, uma operação que seria feita em 36 horas é concluída em 12 horas.
—O teste deste tipo de operação no Berço 108 marca mais um avanço na eficiência e inovação do Porto do Itaqui. A partir disso, é ampliada a nossa capacidade operacional, garantindo mais competitividade e otimização logística. Seguimos firmes no compromisso de modernizar o Porto, impulsionar o desenvolvimento regional e fortalecer nossa posição entre os principais portos públicos do Brasil— destacou a presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça.
Realizado entre os navios STI Jardins e Elandra Star, o teste da operação serviu para comprovar a segurança e funcionabilidade do Ship-to-Ship no berço 108. —No teste de hoje, provamos que a operação é segura. O objetivo é obter, tanto da Marinha quanto da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a autorização para que a gente possa operar e trazer mais cargas —comunicou o gerente de operações do porto, Adauto Serpa.
A primeira operação Ship-to-Ship do Porto do Itaqui aconteceu no dia 06 de setembro de 2023. Durante o procedimento, o navio Romulo Almeida atracou a contrabordo do navio Torm Helene e realizou o carregamento de 31 mil metros cúbicos de diesel S10. De lá para cá, já foram realizadas 28 operações Ship-to-Ship no porto.
Hub de Combustíveis — A cada ano, o Porto do Itaqui se consolida como um dos mais importantes canais de recebimento e distribuição de derivados de petróleo do Brasil, recebendo diesel, gasolina, querosene de aviação (QAV), gás de cozinha (gás liquefeito de petróleo) e combustível marítimo (MGO) do Brasil e do mundo. —Hoje, o Porto Itaqui tem uma grande importância para a Transpetro e para a Petrobras. Aqui é o Porto que mais movimenta óleo diesel no país. E a Transpetro, que é líder no mercado de Ship-to-Ship, vê esse porto como fundamental para nossas operações —acrescentou o gerente setorial do terminal de São Luís da Transpetro, José Carlos.
Mais crescimento —Em 2023, a adoção desse sistema no Berço 106 resultou em um expressivo ganho de produtividade e na redução da sobrestadia, fatores que contribuíram para a maior competitividade das operações. Com a ampliação para o Berço 108, espera-se um impacto ainda mais positivo na eficiência logística do Porto do Itaqui, significando o acréscimo de mais um berço de atracação e a possibilidade de realização de duas operações STS simultaneamente.