navio-gas-centrica

21/02/2025

Petrobras firma contrato com a companhia britânica Centrica por 15 anos

Para compra e venda de GNL. O acordo aumenta a competitividade e a segurança de suprimento de gás natural ao país.

A Petrobras assinou contrato de compra e venda de Gás Natural Liquefeito (GNL), de longo prazo, com a companhia britânica Centrica. O acordo é um passo importante na estratégia da empresa: reduz a exposição aos preços spot, aumenta a competitividade e garante maior segurança de suprimento de gás natural ao Brasil.

O contrato prevê a compra pela Petrobras de 0,8 milhão de toneladas por ano (mtpa) de GNL por 15 anos, começando em 2027.O acordo compreende aproximadamente 30% do portfólio da Centrica nos EUA e será obtido dos acordos de fornecimento de Sabine Pass e Delfin da Centrica.O acordo está sujeito à tomada de Decisão Final de Investimentos do projeto Delfin LNG, atualmente em desenvolvimento pela Delfin Midstream.

Esta nova parceria ressalta o comprometimento da Centrica em fornecer soluções de energia seguras e sustentáveis ​​na transição para um futuro de menor carbono. O acordo marca um passo significativo na expansão dos negócios globais de GNL da Centrica, diversificando os locais para os quais ela pode fornecer GNL e apoiando a segurança energética no Brasil com um novo e importante parceiro de longo prazo.

—O contrato com a Centrica está alinhado às prioridades da Petrobras de reduzir a sua exposição à volatilidade do mercado spot, aumentar a competitividade e ser a melhor opção nesse segmento para a composição do portfólio dos clientes. Também consideramos a contribuição desse importante insumo para a promoção da transição energética —explica o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim.

— Este acordo demonstra nossa abordagem para construir parcerias de longo prazo, ao mesmo tempo em que reduzimos o risco de exposição do nosso portfólio no médio prazo, o que nos posiciona para continuar a expandir nosso portfólio à medida que novos suprimentos de GNL chegam ao mercado nos próximos anos — disse Chris O’Shea, CEO do Centrica Group.

— A Centrica está investindo para fornecer as soluções de segurança energética, eficiência e descarbonização que nossos clientes precisam hoje e no futuro, e o GNL é, e continuará sendo, uma base crucial da transição energética. Este acordo demonstra nossa abordagem para construir parcerias de longo prazo, ao mesmo tempo em que reduzimos o risco da exposição do nosso portfólio no médio prazo, por sua vez, nos posicionando para continuar a aumentar nosso portfólio à medida que novos suprimentos de GNL chegam ao mercado nos próximos anos— concluiu o CEO.

A fornecedora é uma das principais empresas globais de energia, com sede no Reino Unido. A companhia tem como foco o fornecimento de gás natural, eletricidade e serviços relacionados para clientes residenciais, comerciais e industriais em diversos países.