coleta-comlurb-rj

20/02/2025

Coleta domiciliar de lixo de parte da Zona Oeste do Rio de Janeiro terá caminhões movidos a gás

Que emitem menos poluentes. Novos veículos produzem ainda menos ruído, beneficiando a coleta noturna sem impacto sonoro para os moradores.

A coleta domiciliar de lixo de bairros da Zona Oeste do Rio de Jaeiro vai ganhar caminhões movidos a gás que emitem menos poluentes no ar. Até o fim de fevereiro, a Comlurb vai abrir duas licitações, orçadas em R$ 14,6 milhões, para a renovação da frota que atenderá aos bairros da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá, Freguesia, Campo Grande, Santa Cruz e Guaratiba. Dos 153 novos caminhões, 77 serão movidos a gás natural.

Os novos veículos têm tecnologia para funcionar com biometano ou GNV, mas o critério de preferência escolhido para as licitações é o uso do biometano, por ser renovável e ambientalmente sustentável. O biometano pode reduzir em até 90% as emissões de gases. Os novos caminhões poderão, inclusive, aproveitar o gás metano gerado a partir da decomposição dos resíduos no próprio Centro de Tratamento de Resíduos (CTR-RIO), em Seropédica. A preocupação da companhia é abandonar aos poucos o uso do diesel à medida que as frotas forem renovadas por veículos menos poluentes e reduzindo a geração de gases efeito estufa.

Além dos benefícios para o planeta, com energia mais limpa e menos nociva ao meio ambiente, os motores dos novos caminhões também emitem menos odor, em comparação com os veículos movidos por motores a diesel. Os caminhões produzem também menos barulho e vibração, ideal para ser usado na coleta noturna para não incomodar os moradores.

A previsão é que a nova frota, que contará com, entre outros, caminhões compactadores, caminhões basculantes, poliguindastes, caminhões pipas d´água, varredeiras mecânicas, comece a circular a partir de setembro de 2025. Os contratos incluem ainda o fornecimento de 4.358 conteiners de 1.200 litros cada que serão usados nos bairros.