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20/02/2025

Bertolini CL inaugura a era dos mega comboios fluviais

Novo empurrador com motores de 12 cilindros Mitsubishi Marine estreia o maior comboio fluvial do Brasil em volume de carga.

Parte de Porto Velho com destino ao Porto de Santarém terá no dia 22 de fevereiro (sábado), o maior comboio fluvial de transporte de grãos do Brasil, composto por 30 barcaças carregando mais de 75 mil toneladas de grãos, o equivalente a 1500 caminhões. O transporte recorde de carga protagonizado pela empresa Bertolini foi possível graças à combinação de anos de pesquisa e a utilização de um sistema de propulsão com quatro motores Mitsubishi de alta velocidade do modelo S12R-MPTA. Construído no estaleiro Beconal, o empurrador Bertolini CL tem aproximadamente 450 toneladas de porte bruto e 4 motores V-12 de 1180 hp, cada, permitindo a Bertolini ampliar seus comboios de 20 para 30 barcaças.

A nova embarcação inaugura uma fase de maior eficiência e economia de escala no transporte de grãos pelo Grupo Bertolini. De acordo com Flávio Silveira, diretor Industrial das Empresas Bertolini, o empurrador reforça a capacidade técnica da empresa, que lidera o transporte de cargas na região Norte há 25 anos. — Com mais potência, conseguimos aumentar nossa capacidade de carga por viagem, permitindo que haja ganho de escala e redução de caminhões nas estradas — afirma Flávio, lembrando que a parceria entre a Bertolini e a Mitsubishi data de 2006.

Rodrigo Teixeira, líder de negócios marítimos da Mitsubishi Marine, explica que os motores mecânicos a diesel são reconhecidos por sua robustez e facilidade de instalação, manutenção e operação. — Com instalação simples e controles mecânicos, esses motores permitem intervenções rápidas e eficazes, atendendo às regulamentações mais exigentes de emissões, como as da EPA e da IMO — destaca o executivo, acrescentando que os motores da empresa contam com distribuição e suporte da Riomor Naval no Brasil.

Nova fronteira agrícola —O transporte fluvial de grãos desempenha um papel fundamental no escoamento da produção do Centro-Oeste brasileiro. Até algumas décadas atrás, a soja produzida no cerrado era transportada via terrestre para os portos de Santos e Paranaguá. Hoje, os grãos seguem pelos rios da margem sul do Amazonas até terminais em Itacoatiara, Santarém, Porto Velho e Belém, onde são armazenados e posteriormente transbordados para navios, rumo à exportação. Este modelo logístico tem contribuído significativamente para o deslocamento da fronteira agrícola do Brasil, promovendo maior eficiência e sustentabilidade no escoamento da produção nacional.

A Mitsubishi Marine, reconhecida por sua expertise em soluções de propulsão, oferece motores de 6 cilindros em linha, com 14,6 litros e 429 HP, até configurações V-16 de 79,9 litros e 2.809 HP. Com uma trajetória de inovação e compromisso com o mercado brasileiro, a empresa continua expandindo seu portfólio para atender às demandas crescentes do setor de navegação.

—Este é um momento histórico para o transporte fluvial no Brasil. Com a parceria entre o Grupo Bertolini e a Mitsubishi Marine, estamos redefinindo os padrões de eficiência e desempenho no setor— conclui Rodrigo.

A Bertolini foi o cliente que deu início à operação de motores marítimos Mitsubishi na região Norte do Brasil, que foram se consolidando e ganhando notoriedade ao longo dos anos. A parceria com o atual distribuidor na região, Riomor Naval, impulsiona o potencial da marca com foco em atendimento ao cliente, disponibilidade de peças e prestação de serviço de qualidade.

Mitsubishi — Conhecidos por sua solidez e simplicidade, os motores marítimos da Mitsubishi chegaram oficialmente ao mercado de navegação fluvial das Américas em 1999, com foco no Rio Mississipi. Hoje, a empresa possui mais de 2500 motores operando na região, com destaque para os modelos de 6 cilindros, S6R e S6R2, e para o S12R, de 12 cilindros, atualmente os mais vendidos no Brasil.