nissan-aco-verde

15/02/2025

Nissan expandirá uso de aço verde no Japão

Empresa pretende que consumo no ano fiscal de 2025 seja cinco vezes maior.

Trabalhadores colocam partes dna carroceria de um carro em linha de produção de fábrica da Nissan.

Yokohama, Japão — A Nissan Motor Co., Ltd. expandirá o uso de aço de baixa emissão de CO2 fabricado no Japão. Por meio dessa iniciativa, a proporção utilizada deste material pela companhia no país oriental no ano-fiscal de 2025, que se iniciará dia 1º de abril, será cinco vezes maior se comparado ao ano-fiscal de 2023.

A Nissan pretende reduzir as emissões de CO2 em 30% durante todo o ciclo de vida do produto —inclui extração de matéria-prima, fabricação, uso e reciclagem ou reutilização de veículos em fim de vida útil—, até 2030 e atingir a neutralidade de carbono até 2050. Para isso, a empresa intensificou seus esforços em direção à descarbonização em todo o processo, desde a aquisição de materiais.

As peças de aço representam aproximadamente 60% do peso do veículo. Portanto, o uso de aço com baixa emissão de CO2 contribui significativamente para a redução das emissões de durante todo o ciclo de vida do veículo. Uma parcela significativa das emissões de CO2 origina-se da redução de minério de ferro em altos-fornos. Com o aço verde, o objetivo é reduzir as emissões usando matérias-primas de minério de ferro com teor de carbono reduzido ou trocando o alto-forno pelo forno elétrico a arco.

A Nissan começou a usar aço verde em veículos para o mercado japonês em 2023, com a adoção do Aço Kobenable®—Marca registrada da Kobe Steel, Ltd— da Kobe Steel. A Nissan expandirá significativamente seu uso do aço por meio do uso do NSCarbolex Neutral®—Marca registrada da Nippon Steel Corporation— , da Nippon Steel Coporation, do JGreeX ®—Marca registrada da JFE Steel Corporation—, da JFE Steel Corporation e do aço alocado para redução de carbono da Posco. Esses produtos de aço verde reduzem as emissões de CO2 durante a produção por meio de uma abordagem de balanço de massa—Alocação de reduções de emissões de CO 2 entre produtos com base nas emissões gerais do processo de fabricação, garantindo uma estrutura de produção sustentável.

—.

A Nissan posiciona a sustentabilidade no centro de seus negócios, visando um mundo mais limpo, seguro e inclusivo.

A Nissan está comprometida em acelerar seu empenho para concretizar uma sociedade sustentável em todos os aspectos dos negócios.