comando-forca-submarinos

15/02/2025

Marinha do Brasil inaugura novas instalações no Complexo Naval de Itaguaí

E avança no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub). Uma nova expansão da Base de Submarinos da Ilha da Madeira fortalece o Poder Naval.

A Marinha do Brasil (MB) deu um passo estratégico no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) com a inauguração de novas instalações no Complexo Naval de Itaguaí (CNI), em Itaguaí (RJ). Entre as estruturas entregues, no dia 13 de fevereiro (quinta-feira), estão o prédio administrativo da Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM), os cais 3 e 4, a subestação elétrica, a Praça da BSIM e o Pórtico de Cerimônias. A ampliação reforça a capacidade logística e operacional da Base.

O novo prédio administrativo, no qual atuarão cerca de 200 militares de diversas áreas, centraliza a gestão operacional da BSIM, otimizando as condições de trabalho e aprimorando o suporte às atividades navais. Já os cais 3 e 4 expandem a capacidade de atracação e logística da Base. A subestação elétrica integrada garantirá fornecimento de energia e recarga de baterias, aumentando a autonomia e eficiência das operações. A estrutura também inclui a Praça da BSIM e o Pórtico de Cerimônias, espaços dedicados a formaturas e solenidades militares.

As novas instalações contam ainda com sistemas modernos de monitoramento, segurança, ventilação e climatização, além de uma usina de geração elétrica fotovoltaica, que contribuirá para a eficiência energética e a redução de custos operacionais. A ampliação permitirá melhores condições para o atendimento às organizações militares apoiadas pela BSIM, ampliando sua capacidade operacional. Com a entrega dos novos cais, a base poderá receber dois submarinos atracados a contrabordo ou um navio, proporcionando maior flexibilidade e eficiência logística. — Nosso planejamento estratégico inclui não apenas a aquisição de novos meios, mas também a capacidade de controlá-los e mantê-los a partir de terra, garantindo seu pleno funcionamento. As entregas estão acontecendo. Além da infraestrutura, já temos dois submarinos incorporados, que estão sendo empregados em operações da Esquadra. Outros dois submarinos convencionais estão a caminho, juntamente com o principal objetivo do Prosub, que é o Submarino Nuclear Convencionalmente Armado— enfatizou o comandante de Operações Navais, almirante de esquadra Cláudio Henrique Mello de Almeida, ao destacar os investimentos da Marinha do Brasil na modernização e manutenção de seus meios operativos.

A expansão do Complexo Naval de Itaguaí, no entanto, não se encerra com essa etapa. Novas construções estão previstas, como o Esquadrão de Guerra Cibernética, o Prédio do Comando do Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché, os Cais 5, 6, 7 e 8, com suas respectivas subestações elétricas, os tanques de armazenamento de combustível, o posto de abastecimento e a garagem de viaturas. Para o diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, almirante de esquadra alexandre Rabello de Faria, essas novas entregas reafirmam o compromisso da Força com a modernização de suas instalações, garantindo maior eficiência operacional e fortalecendo o maior programa estratégico do Estado brasileiro, o Prosub. | Agª Marinha