gerdau-gestao-hidrica

15/02/2025

Gerdau evolui na gestão de segurança hídrica em avaliação do CDP

Companhia também manteve a nota de liderança na agenda climática, segundo organização que é referência global em sustentabilidade.

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, alcançou pela primeira vez a nota B no reporte do módulo de Segurança Hídrica do ciclo de 2024 do CDP, instituição de referência mundial na avaliação de ações sustentáveis. Essa evolução reforça as ações da Companhia em gestão sustentável da água em suas operações.

Entre as iniciativas reportadas no quesito segurança hídrica destacam-se os sistemas de reuso e recirculação de água nas unidades, que permitem o reaproveitamento de 97,8% do insumo utilizado na produção. Em 2023, esse volume correspondeu a um total de 1,97 bilhão de m³ recirculados.

A maior planta da companhia nos Estados Unidos, localizada em Midlothian, (Texas), assim como as unidades de Cartersville (Geórgia), Petersburg (Virginia) e Sahagun, no México, operam com zero descarte de efluente. Além disso, as unidades contam com reservatórios para a coleta da água da chuva, que é reutilizada no processo produtivo.

—Estamos orgulhosos dos resultados alcançados e reforçamos que a jornada de aprendizado proporcionada pela avaliação do CDP é fundamental para a tomada de decisões relacionadas às mudanças climáticas —afirma Cenira Nunes, gerente- geral de meio ambiente. —Seguimos direcionando nossos esforços na construção de um futuro ainda mais sustentável —completa.

Além disso, na categoria de Mudanças Climáticas, a Gerdau manteve a nota A-, nível de liderança neste módulo, impulsionada por iniciativas com o uso do biocoque na unidade produtora de aço em Ouro Branco (MG). A maior planta de produção de aço da companhia no mundo vem buscando alternativas para reduzir o consumo de carvão mineral por meio da incorporação de biomassa de eucalipto na produção de coque metalúrgico com foco em sustentabilidade e competitividade do negócio.

O CDP é uma instituição sem fins lucrativos que administra uma plataforma de divulgação de informações ambientais, incentivando investidores, empresas, cidades, estados e regiões a gerenciarem seus impactos ambientais, incluindo aqueles relacionados às mudanças climáticas. Mais de 24 mil organizações divulgaram seus dados ambientais por meio da plataforma.