E prevê aumentar capacidade de produção em 25% em 2025, impulsionada pela alta no mercado náutico brasileiro. A empresa fabrica os famosos pontoon, e conta com mais de 150 colaboradores diretos.
A Fluvimar, fabricante paranaense de barcos, lanchas e pontoons, anunciou um expressivo crescimento de 65% em 2024, impulsionado pelo aumento na demanda por embarcações de alto padrão no mercado nacional. Para se ter uma ideia da dinâmica desse setor, dados recentes indicam que o mercado náutico brasileiro gerou 150 mil empregos diretos e indiretos no último ano, um crescimento de 25% em relação a 2023, conforme informações da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Seus Implementos (Acobar).
Para 2025, as expectativas são ainda mais promissoras: a empresa planeja aumentar sua capacidade produtiva em 25%, com a expansão de sua fábrica em Cianorte, consolidando sua posição como uma das principais empresas no mercado náutico brasileiro.
Entre seus marcos, a Fluvimar se destaca por ser pioneira na introdução de pontoons no país, consolidando-se como especialista nesse segmento ao longo de seus 33 anos de história. Essas embarcações, em especial, tornaram-se o carro-chefe da fabricante, acompanhando a alta de 10% ao ano na procura por embarcações do tipo. —Trata-se da linha F Boats, desenvolvida para atender às demandas de navegadores que valorizam conforto, segurança e sofisticação. Essas embarcações possuem design inovador e amplitude de espaço, tornando-as perfeitas para criar momentos inesquecíveis de lazer, seja em família ou com amigos— explica Jorge Oliveira, fundador da Fluvimar. Ele lidera a empresa ao lado de sua esposa, Yolanda Cristina, e de sua filha, Raquel Rodrigues Oliveira Breschiliare, formando uma gestão familiar sólida e visionária.
Além dos pontoons, a empresa oferece uma ampla variedade de modelos que atendem a diferentes perfis, como barcos de até 6 metros, voltados para pescarias, que são reconhecidos por sua leveza e facilidade de transporte, permitindo acesso a diversas regiões sem a necessidade de estruturas complexas; e as lanchas de até 22 pés, projetadas para oferecer desempenho esportivo e estabilidade para pesca esportiva e passeios com conforto e praticidade.
Segundo Oliveira, a Fluvimar concentra sua atuação em regiões como São Paulo, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Amazonas e Maranhão, por exemplo, onde os grandes rios e lagos criam condições ideais para a navegação. Outro exemplo é Porto Rico, no Paraná, que se destaca no setor náutico ao possuir uma das maiores frotas do Estado, superando até mesmo o número de habitantes da cidade.
Diego Urbanski, diretor comercial da Yza Náutica & Off Road, revendedora parceira da Fluvimar há seis anos, analisa o mercado náutico no Brasil. —As embarcações que conquistam o mercado são aquelas que aliam durabilidade, inovação e respeito ao meio ambiente em todas as suas etapas, desde a fabricação até o uso final. Modelos como pontoons e lanchas, que ofereçam menor impacto ambiental e maior eficiência no consumo de combustível, estão em alta —explica Urbanski.
Com mais de 150 colaboradores diretos, a Fluvimar continua consolidando sua trajetória de crescimento, sempre focada na inovação. —A ampliação de nossa fábrica não reflete apenas o aumento da demanda, mas também nosso compromisso com a constante melhoria de nossos processos e produtos. Estamos determinados a proporcionar experiências inesquecíveis nas águas brasileiras, mantendo a qualidade e a paixão pela navegação que sempre nos orientaram —afirma Jorge Oliveira, fundador da empresa. | https://fluvimar.com.br