homenagem-suframa

14/02/2025

Zona Franca de Manaus e Suframa recebem homenagem da Fecomércio-AM

Em homenagem ao aniversário de 58 anos da Zona Franca de Manaus (ZFM) e da Suframa, celebrados oficialmente no próximo dia 28, foi realizado, no dia 13 de fevereiro (quinta-feira), evento comemorativo promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio-AM). A solenidade, ocorrida na rua São Luiz, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus, reuniu representantes do setor produtivo e autoridades para destacar a importância do modelo econômico para o desenvolvimento regional.

Compuseram a mesa o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva; o superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Luiz Frederico Aguiar; o presidente da Fecomércio-AM, Aderson Frota; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva; o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Amazonas (Faea), Munir Lourenço; e o presidente da Associação Comercial do Estado do Amazonas (ACA), Bruno Pinheiro.

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou a importância de eventos que reforçam a integração entre os setores públicos e privados, salientou que o comércio é um dos principais componentes do tripé formativo da ZFM e ressaltou o resultado da regulamentação da reforma tributária. —O texto aprovado ao final do processo de regulamentação da reforma tributária, foi resultado de um esforço coletivo, da nossa bancada federal, do nosso setor produtivo, enfim, o resultado nos assegura a tranquilidade jurídica que a gente tanto buscou. Isso significa futuros aporte de várias empresas na ZFM. Quanto mais empresas, mais emprego, mais renda, mais tranquilidade e melhoria para a nossa região— frisou.

O presidente da Fecomércio-AM, Aderson Frota, enfatizou a relevância do evento para reunir os principais atores econômicos do Amazonas e reforçar a história e a importância da Zona Franca de Manaus. Em seu discurso, destacou a necessidade de manter o compromisso com o desenvolvimento regional e relembrou os desafios enfrentados pelo setor, como a crise da pandemia e as dificuldades logísticas. Frota também abordou o papel do comércio na economia local e a necessidade de continuar dialogando com o poder público para garantir condições favoráveis ao crescimento do setor.

Durante o evento, o superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Luiz Frederico Aguiar realizou uma apresentação detalhada sobre os desafios e perspectivas da Zona Franca de Manaus. Além de destacar a contextualização histórica da criação da ZFM como solução para desigualdades socioeconômicas regionais, Aguiar também salientou desafios como a falta de infraestrutura e barreiras legais à exploração da biodiversidade.

Aguiar também apresentou dados indicando crescimento no internamento de mercadorias e na diversificação da economia local e abordou os impactos da reforma tributária sobre a ZFM. Ao final, agradeceu à Fecomércio pela mobilização do setor com o objetivo de celebrar o aniversário da Autarquia e reforçar a importância da manutenção dos incentivos fiscais, essenciais para a competitividade da Zona Franca de Manaus. —A Fecomércio convidou a Suframa e os empresários do comércio para comemorarmos o aniversário da Suframa e enaltecer os números do comércio da ZFM. É um setor que emprega muito e que manteve sua competitividade na reforma tributária. Ao mesmo tempo, estamos comemorando e agradecendo a manutenção dos incentivos fiscais para o comércio— afirmou.

Reconhecimento — A apresentação de Frederico foi complementada pelo coordenador de Estudos Econômicos e empresariais, Patry Boscá, que, ao lado da coordenadora-geral de Assuntos Estratégicos da Suframa, Ana Maria Souza, recebeu destaque no pronunciamento do superintendente Bosco Saraiva, pelo trabalho técnico realizado durante o processo da reforma tributária.