Antonio Queiroz ocupa a cadeira 38 que tem como patrono Charles Lofti.
O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, foi nomeado no dia 12 de fevereiro (quarta-feira) para ocupar a cadeira 38 da Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciência (ALB), uma instituição cultural dedicada à preservação da criatividade literária, intelectual e artística dos valores culturais do Líbano e do mundo árabe no Brasil.
A cadeira 38, agora ocupada pelo empresário, tem como patrono Charles Lotfi, ex-presidente de honra da Confederação Nacional de Entidades Líbano-Brasileiras. Lotfi foi uma figura marcante na imigração libanesa, tendo fundado a Federação das Entidades Líbano-Brasileiras, posteriormente transformada na Confederação Nacional. Condecorado com medalhas do Brasil e do Líbano, Lotfi também recebeu o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte.
—É com imensa honra que agradeço à Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciência (ALB) por esta indicação. A ALB é um farol cultural que preserva e promove os valores literários, artísticos e intelectuais do Líbano e do mundo árabe no Brasil. É um privilégio fazer parte dessa instituição que une tradição e criatividade, fortalecendo os laços entre nossas culturas. Muito obrigado pela confiança e oportunidade de contribuir com este nobre propósito— destacou Antonio Florencio de Queiroz Junior ao ser nomeado.
A ALB foi inaugurada em 09 de setembro de 2022 e fundada pelo cônsul-geral do Líbano no Rio de Janeiro, Alejandro Bitar, e pelo escritor Carlos Nejar, ocupante da cadeira 01 da entidade. Atualmente, conta com 40 membros efetivos, além de acadêmicos de honra, sócios correspondentes no exterior, membros colaboradores e afiliados. Entre os integrantes estão nomes como o presidente da CNC, José Roberto Tadros; a desembargadora Andréa Pachá; a coreógrafa Dalal Achcar; o educador Gabriel Chalita; o cantor e compositor Fágner; e o jurista Francisco Rezek.
Fecomércio RJ — Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 286 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 70% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,8 milhão de empregos formais, que equivalem a 61% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.
A Fecomércio RJ e o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) são signatários do Pacto Global da ONU. Ao terem suas adesões oficializadas pelo organismo internacional, as duas Casas se comprometem com os dez princípios universais derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, se alinhando aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que integram a Agenda 2030.