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14/02/2025

NotCo registra 40% de crescimento no Ebitda em 2024

E aposta em IA para ampliar atuação no B2B. Com foco na rentabilidade e inovação, a foodtech consolida parcerias, amplia presença no mercado e projeta novos negócios com a NotCo Tech.

No início de 2024, a NotCo, referência em inovação de alimentos, tinha a seguinte prioridade: estruturar a sua operação para melhorar a rentabilidade e crescer de forma sustentável. Chegando em 2025 com mais de 2 mil pontos de venda espalhados pelo Brasil, a foodtech conseguiu fortalecer sua rentabilidade e já traça novos planos para manter um crescimento sustentável, especialmente no B2B. A marca ainda consolidou a distribuição de produtos e a presença no mercado no último ano, com parcerias com redes como Assaí e Guanabara.

A inteligência artificial proprietária da NotCo, o Giuseppe, ainda permitiu à empresa se tornar uma solução para grandes corporações, identificando alternativas de matérias-primas para o desenvolvimento ágil de produtos, mesmo fora do universo plant-based. Como resultado, a companhia registrou uma melhoria de 40% na margem Ebitda em comparação a 2023.

—Estabelecemos uma meta saudável em 2024, focando nos produtos e canais que fazem mais sentido para nós—afirma André Weinmann, presidente da NotCo no Brasil. —Isso nos habilitou a alcançar margens melhores, estar mais presentes em mercados-chave e, acima de tudo, solucionar as maiores demandas dos nossos consumidores em diferentes categorias— completa.

NotShake Protein — Com o Giuseppe, a NotCo explora uma base de 8 mil ingredientes documentados, avaliados por meio de filtros sensoriais, culinários e análises físicas, químicas e nutricionais. Em 2024, a tecnologia foi crucial para o lançamento do NotShake Protein, evolução do NotMilk High Protein, que exemplifica a capacidade da IA em acelerar o desenvolvimento de produtos inovadores de forma rápida e eficiente, atendendo às necessidades nutricionais e sensoriais do mercado.

Enquanto a primeira bebida proteica precisou de 10 meses para chegar em sua versão final, a nova fórmula, com foco em ganhos nutricionais e sensoriais, ficou pronta em apenas quatro meses, demonstrando o quanto a IA é capaz de acelerar o processo de criação de produtos cada vez melhores. O resultado final foi um acréscimo de sabores exclusivos, como Panqueca de Banana com Canela e Morango com Tâmara, além das opções de Chocolate, Café Caramelo e Baunilha com Coco. Todas as cinco alternativas chegaram ao mercado com 16g de proteínas por unidade e uma média de 3,5g carboidratos.

“Estávamos buscando algo diferente do que o mercado oferece hoje”, diz Weinmann. “Atualmente, a maioria dos shakes proteicos dão uma sensação de ‘peso’ e são muito doces, enquanto o nosso produto é leve, menos adocicado e supre tanto a demanda de sabores comuns quanto de paladares mais maduros. E, para completar, também priorizamos a manutenção do maior aporte proteico, diferente do que é normalmente encontrado em outras marcas, que possuem produtos com uma quantidade de carboidratos similar a de um pão francês”, complementa.

Iniciativas especiais — A estratégia de crescimento sustentável da NotCo também se solidificou por meio de uma série de ações especiais. O próprio NotShake Protein é um exemplo disso, já que pôde ser experimentado e aprovado pelo público em degustação em supermercados, trials e samplings, além de parcerias com eventos regionais em São Paulo e Rio de Janeiro, como corridas de rua, o Campeonato Panamericano de Remo, entradas em academias etc.

Além disso, a foodtech reforçou o compromisso com temas sociais e ambientais. A empresa apoia programas como o Mesa Brasil, que está diretamente ligado à transformação alimentar no Brasil e desde 1994 vem mudando esse cenário; e o Mil Pelo Planeta, que mira o reflorestamento de áreas desmatadas no país, mas que também já atuou em outras regiões da América Latina.

Perspectivas para 2025 —Para 2025, a foodtech pretende continuar expandindo os seus pontos de venda e explorar novas categorias que atendam às principais necessidades do mercado e dos consumidores. Dentro dessa meta, um dos focos de ação é o desenvolvimento da chamada “NotCo Tech”, que leva o Giuseppe como solução para outras empresas interessadas em criar produtos à base de plantas e reformular ingredientes.

O CEO da companhia no Brasil destaca que a tecnologia é a maior vantagem competitiva da marca para alcançar esses objetivos. —Podemos criar combinações com mais rapidez que outras organizações, o que nos possibilita ter um portfólio assertivo para impulsionar o nosso crescimento. Nossos produtos já estão girando mais nas gôndolas e apps, assim como a indústria alimentícia têm nos procurado para unir a nutrição e a praticidade ao prazer do consumidor. Por isso, vamos continuar de olho no que o nosso público pede, precisa e nas tendências de mercado —conclui.

NotCo — Empresa de tecnologia de alimentos plant-based com crescimento mais rápido na América Latina, a NotCo, unicórnio global, tem como propósito liderar a revolução alimentícia no mundo. A foodtech utiliza tecnologia proprietária de inteligência artificial, para mapear a estrutura molecular de alimentos com proteína animal e construir receitas originais 100% à base de plantas, que garantam a mesma experiência em sabor e textura dos pratos prediletos dos brasileiros, promovendo o consumo que minimiza o impacto ambiental sendo responsável com o ecossistema.