Ocupações industriais precisam ser preenchidas com pessoas qualificadas até 2027.
Segundo o Mapa do Trabalho Industrial 2025-2027, realizado pelo Observatório Nacional da Indústria (ONI), o Brasil precisará qualificar 14 milhões de pessoas em ocupações industriais em quatro anos. Desses, 2,2 milhões são em formação inicial – para repor inativos e preencher novas vagas – e 11,8 milhões em treinamento e desenvolvimento, para trabalhadores que precisam se atualizar.
A área de Logística e Transporte será a que mais exigirá novos profissionais até 2027 em 96,15% dos estados brasileiros, com exceção de Alagoas (AL), onde esse setor não aparece como o primeiro mais demandado, mas sim, como o segundo.
Para Guilherme Salles, professor do curso de Logística EAD da UniCesumar, o crescimento do setor logístico tem grande contribuição da globalização e nos novos modelos de negócios, e que a tendência é aumentar ainda mais. —O transporte, especificamente, é um dos tripés da logística, que é fundamental para todas as etapas do processo. Existe uma frase popular que diz: “Movimentou? Então, é logística— diz o professor.
Salles ressalta também que o crescimento dos e-commerce tem grande impacto no crescimento do setor. —A compra e a entrega rápida demandam cada vez mais processos integrados, que funcionem de forma orgânica e simultânea. No e-commerce, conseguimos visualizar praticamente todos os processos logísticos. Geralmente, imagina-se somente a etapa final da entrega, mas o processo precisa funcionar de forma fluida, de modo que, ao se findar uma etapa, outra se inicie. Em outras palavras: assim que o pedido for recebido, o estoque precisa ser separado, para que a expedição forneça o destino correto, para que então o transporte possa carregar e alocar na rota que tenha mais eficiência— pontua.
Importância da formação acadêmica e as habilidades mais buscadas na área — A graduação em ensino superior é um requisito básico para cargos de nível intermediário em logística. Para alguns cargos iniciais, como auxiliar e assistente, é exigido ao menos que o candidato esteja cursando. —Na UniCesumar, temos o curso tecnólogo em Logística com duração de 2 anos, em que alunos são capacitados para a atuação no mercado de trabalho. O curso é amplo e transita nas diversas áreas da logística – produção, modais de transporte, canais de distribuição, gestão de projetos, logística reversa, logística internacional, entre outros —salienta Salles.
O professor elenca as habilidades mais requisitadas pelos recrutadores em um profissional de logística: Pensamento crítico e analítico; Capacidade de adaptação; Atenção para resolução de problemas complexos; Organização; Capacidade de seguir as padronizações dos processos.
O Brasil precisará qualificar 14 milhões de pessoas em ocupações industriais em quatro anos. A área de Logística e Transporte será a que mais exigirá novos profissionais até 2027 em 96,15% dos estados brasileiros
Visualizar todas as imagens em alta resolução. | www.unicesumar.edu.br