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14/02/2025

Governo do Estado do Rio passa a operação do sistema aquaviário para o consórcio ‘Barcas Rio’

Serviço terá maior controle por parte do Poder Público, que já definiu redução da tarifa de Charitas, permitindo que mais passageiros utilizem a linha.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro iniciou, no dia 12 de fevereiro (quarta-feira), uma nova fase na operação do transporte aquaviário do Rio de Janeiro, a assinatura do convênio, em parceria com a Prefeitura de Niterói, nesta ocasião. O consórcio Barcas Rio, vencedor da licitação promovida pela Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana em novembro de 2024, começou a atuar sob o modelo de prestação de serviço, garantindo maior controle do Estado sobre o funcionamento do transporte.

— A mudança do operador é a oportunidade de o Estado trazer melhorias para este serviço fundamental de integração da Região Metropolitana. As barcas transportam diariamente mais de 40 mil pessoas. O novo concessionário assume para qualificar o serviço oferecido à população e o novo modelo de contrato nos permite sugerir melhorias, cobrar adequações para beneficiar os usuários, como a climatização das embarcações, já prevista — afirmou o governador Cláudio Castro(PL).

Redução de tarifa para linha Charitas — As melhorias previstas para o sistema aquaviário começam pela redução da tarifa da linha de Charitas. O novo valor, que será reduzido de R$ 21 para R$ 7,70, conforme previsto na Lei n° 8.037/2018, vai valer a partir do dia 06 de março. As equipes técnicas fazem os últimos ajustes operacionais para que o embarque dos passageiros no trecho transcorra com tranquilidade e segurança. A economia para quem já usava a linha será de R$ 580 por mês, considerando 22 viagens (ida e volta) no período. A expectativa é de que o número de passageiros nessa linha aumente mais do que o dobro, com o novo valor.

—Não é uma transição fácil. Nos tivemos a coragem de trocar o pneu com o carro andando e fazer essa virada de fase no sistema. Muitas melhorias estão por vir. Vamos alugar barcas e fazer tudo o que for possível para oferecer o melhor serviço para os passageiros daqui pra frente — disse o secretário de Transporte, Washington Reis.

Além de representar um alívio no bolso dos passageiros, a iniciativa também vai reduzir o fluxo de veículos na Avenida Roberto Silveira e na Zona Sul de Niterói. A estimativa é que cinco mil carros deixem de circular na região.

Quanto às linhas e horários, não houve mudança. O passageiro poderá seguir sua rotina de embarque e desembarque como antes. As embarcações e equipamentos já existentes serão aproveitados.

Novidade na compra da passagem — A Riocard Mais implementou um novo método de pagamento para os usuários das barcas: o QR Code. O sistema tem o objetivo de agilizar o processo de compra da passagem e substitui os cartões unitários. A novidade permite que o passageiro escolha entre o pagamento digital, por meio de um código gerado no celular, ou o QR Code impresso, que pode ser adquirido nas bilheteiras e máquinas de recarga sinalizadas.

O sistema é compatível com dispositivos Android e iOS, e para utilizá-lo, o usuário precisa ter o aplicativo Riocard Mais instalado, estar conectado à internet e ter saldo suficiente no Cartão Digital.

Passo a passo: 1. Abra o app Riocard Mais; 2. Clique em cartão digital; 3. Clique em pagar por QR Code.

Além desta nova modalidade de pagamento, também é possível usar nas barcas os cartões e acessórios recarregáveis da Riocard Mais, além do cartão bancário (débito e crédito).

Principais mudanças da nova modelagem: o modelo por Prestação de Serviço — aplicado em outros estados como São Paulo e Espírito Santo — confere maior controle público, assegurando ao Estado a responsabilidade pela fiscalização, pagamento e definição de investimentos futuros. A receita da tarifa paga pelo passageiro passará a ser do Estado e o novo operador será remunerado com base na quantidade de milhas náuticas navegadas, já determinada a partir da grade em vigor.

O novo modelo de prestação de serviços foi elaborado para substituir o atual, vigente desde 1998, por um período transitório de cinco anos, até que se encontre uma solução definitiva. A CCR Barcas operou o sistema aquaviário do estado por 13 anos.

Preocupação com o meio ambiente —Uma das exigências no novo contrato é que o novo operador deverá contratar um sistema de limpeza para as áreas de atracação dos terminais, adequando ainda mais os espaços às normas de recuperação ambiental da Baía de Guanabara.

A partir de agora, todas as informações operacionais do transporte aquaviário poderão ser consultadas no site https://barcasrio.com.br