vela-wisano-michelin

11/02/2025

Vela de propulsão eólica Wisano da Michelin vai equipar navio patrulha híbrido na França

É o primeiro contrato comercial. Etapa é decisiva para impulsionar a descarbonização do transporte marítimo. Mecanismo é adaptável a uma ampla gama de embarcações que circulam pelos mais diversos continentes.

Wisamo, o sistema de vela insuflável da Michelin, concebido para responder aos desafios da descarbonização do transporte marítimo no mundo, alcançou um marco importante no seu desenvolvimento. A Direção-Geral de Assuntos Marítimos, Pesca e Aquacultura (DGAMPA) da França selecionou a Michelin e a Socarenam para conceberem, construírem e equiparem um inovador navio-patrulha que combina de forma inédita a propulsão híbrida e a assistência eólica.

A vela Wisamo, com uma superfície de 170 metros quadrados, trará uma contribuição eólica complementar ao sistema de propulsão híbrido Diesel-elétrico do navio. Espera-se uma economia de combustível de cerca de 15%, graças ao design otimizado e ao perfil operacional do navio. Estas características únicas permitiram responder às expectativas da Direção-Geral de Assuntos Marítimos, Pesca e Aquacultura (DGAMPA) em termos de desempenho ambiental, sem afetar as operações do navio.

A Wisamo é uma solução inovadora e pragmática num contexto marítimo em mutação em todo o mundo. O sistema é composto por uma vela telescópica insuflável, que aproveita a energia gratuita e previsível do vento para propulsionar os barcos. A solução incorpora um sistema de controle intuitivo e automatizado, e uma interface simplificada, que reduzem, em grande medida, as restrições da integração nas embarcações. Adaptável a uma ampla gama de embarcações com mais de 15-20 metros, a vela Wisamo da Michelin pode ser utilizada enquanto sistema de propulsão principal, ou numa configuração híbrida que proporciona energia adicional para complementar o motor do barco.