planejamento-voith-paper

08/02/2025

Planejamento e precisão da Voith Paper marcam Parada Geral na Klabin

Ações preventivas buscam garantir a operação contínua e produtividade na Unidade Monte Alegre, de Telêmaco Borba;. Planejamento detalhado e manutenção preventiva das máquinas fortalecem operações da fábrica.

A Voith Paper concluiu com sucesso a Parada Geral na Unidade Monte Alegre da Klabin em Telêmaco Borba, no Paraná, planta na qual a parceria para manutenção preventiva já acontece há anos.

Desta vez, a parada envolveu as máquinas de papel 7 e 9, abrangendo escopos de manutenção que foram planejados a fim de garantir que a infraestrutura continuasse operando com máxima eficiência.

O objetivo principal das manutenções preventivas realizadas pela Voith é permitir que a Klabin opere suas máquinas com alta produtividade diminuindo os riscos de paradas emergenciais.

—Investir em manutenção preventiva é essencial para otimizar o desempenho das máquinas e garantir maior eficiência operacional. Com o esse trabalho construído a quatro mãos, a Klabin consegue planejar suas paradas anuais de forma estruturada, sem se preocupar com interrupções inesperadas. Esse planejamento antecipado resulta em ganhos significativos de produtividade, pois assegura a continuidade das operações e minimiza imprevistos— explica Bruno Mendes, engenheiro de Vendas da Voith Paper.

O grande diferencial da Voith nesta parceria é o planejamento robusto, construído em conjunto com a equipe da Klabin. A Voith inicia a preparação para a próxima Parada Geral assim que a anterior é concluída. O planejamento envolve reuniões periódicas e visitas técnicas para mapear as necessidades específicas da Klabin. Todo o escopo é desenvolvido a quatro mãos, garantindo que cada detalhe de manutenção seja executado da melhor forma possível durante a Parada Geral.

Durante o ano, as visitas técnicas da Voith são fundamentais para identificar possíveis intervenções e ajustar o plano de manutenção preventiva. —Essas visitas são cruciais para alinharmos também as necessidades de peças de reposição com os requisitos de cada escopo de serviço na unidade. Caso seja identificada a falta de alguma peça de reposição, nos planejamos com antecedência para assegurar que nenhum equipamento ou es-copo de serviço seja afetado durante a parada— acrescenta Mendes.

Planejamento e gerenciamento precisos—A execução da Parada Geral também se destaca pelo gerenciamento preciso. A Voith acompanha de perto cada etapa, realizando reuniões com a Klabin para assegurar que todos os processos estejam alinhados e cumpram o cronograma estabelecido.

Com anos de parceria sólida e um histórico de sucesso na realização de Paradas Gerais, a Voith Paper reafirma seu compromisso em entregar soluções que agreguem valor e eficiência aos seus clientes.

Grupo Voith— O Grupo Voith é uma empresa de tecnologia com atuação global. Com seu amplo portfólio de sistemas, produtos, serviços e aplicações digitais, a Voith estabelece padrões nos mercados de energia, papel, matérias-primas, e transporte e automotivo. Fundada em 1867, a empresa atualmente tem cerca de 22 mil colaboradores, gera € 5,2 bilhões em vendas e opera filiais em mais de 60 países no mundo inteiro, o que a coloca entre as grandes empresas familiares da Europa.

A Divisão do Grupo Voith Paper integra o Grupo Voith. Como fornecedora completa para o setor papeleiro, oferece a mais ampla gama de tecnologias, serviços e produtos ao mercado, fornecendo aos fabricantes de papel soluções holísticas a partir de uma única fonte. O fluxo contínuo de inovações da empresa possibilita uma produção que conserva recursos e ajuda os clientes a minimizar sua pegada de carbono. Com os produtos de automação e as soluções de digitalização líderes de mercado do portfólio Papermaking 4.0, a Voith oferece aos seus clientes tecnologias digitais de ponta para aumentar a disponibilidade e eficiência de fábricas em todas as etapas do processo produtivo.

Klabin— Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,6 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Somente no Paraná, investiu mais de R$ 36 bilhões nos últimos 10 anos, e gera mais de 16 mil empregos (entre próprios e terceiros), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais. A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da Companhia no estado compreende o total de 487 mil hectares, sendo mais de 203 mil de áreas de conservação. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para o Semeando Educação, “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Programa de Resíduos Sólidos, Programa Klabin Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação na carteira Global. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.