Aumento de 10% em relação a 2023. Carteira de crédito cresceu 26% na comparação anual, com forte contribuição da originação de veículos.
O Banco PAN (BPAN4) encerrou 2024 com lucro líquido ajustado de R$ 855 milhões, alta de 10% em relação a 2023. No quarto trimestre, o lucro líquido ajustado foi de R$ 211 milhões, alta de 8% na comparação anual, com ROE (retorno sobre patrimônio) ajustado (Lucro e ROE são ajustados pela exclusão da amortização de ágio relacionado às aquisições de Mosaico e Mobiauto), de 11,3%. O número de clientes chegou a 31,5 milhões, avanço de 12% na comparação anual.
A carteira de crédito do PAN fechou o ano em R$ 52,7 bilhões, aumento de 26% em comparação com 2023 e alta de 3% ante trimestre imediatamente anterior. Do total, 57% correspondem a operações de financiamento de veículos, com aumento anual de 36%, totalizando R$ 30 bilhões. Na categoria de motos, o PAN manteve sua liderança no setor, com 33% de market share. Esses resultados são reflexo dos investimentos na experiência de clientes e lojistas, na maior precisão na modelagem de crédito e no fortalecimento da integração com a Mobiauto, marketplace de veículos do PAN.
—Em 2024, avançamos na consolidação do PAN como uma plataforma digital completa de crédito e banking. Aperfeiçoamos o aplicativo e os modelos de crédito e cobrança, fortalecemos a transacionalidade e engajamento dos nossos clientes, por meio de ofertas contextualizadas e personalizadas. Seguimos focados na evolução da marca, integrando cada vez mais os nossos canais e produtos, na ampliação da base de clientes e na venda de crédito, mantendo a inadimplência controlada— afirma Carlos Eduardo Guimarães (Cadu), CEO do Banco PAN.
A receita de serviços fechou o ano em R$ 1,7 bilhão, crescimento de 38% na comparação com 2023, e o volume transacionado foi de R$ 124,5 bilhões, alta de 36%. No trimestre, a receita de serviços chegou a R$ 508 milhões, avanço de 35% na comparação com quarto trimestre de 2023, e o volume transacionado (TPV) foi de R$ 34,8 bilhões, aumento de 36%.
A inadimplência para créditos vencidos acima de 90 dias melhorou na comparação anual, para 7,0%, assim como o atraso entre 15 e 90 dias que recuou para 8,6%.
Produtos e serviços — Ao final de 2024, o número de clientes do PAN com exposição a crédito foi de 15,3 milhões, considerando o portfólio de veículos, consignado, antecipação do FGTS, empréstimo pessoal, cartão de crédito e car equity. O número representa crescimento de 7% na comparação anual.
O Banco tem focado cada vez mais no aumento dos clientes com exposição ao crédito, investindo na melhoria contínua das ofertas, por meio de uma jornada de contratação facilitada e adequada ao perfil de cada usuário. Com isso, o PAN chegou a 193 mil cartões emitidos, um crescimento de 69% em relação ao mesmo período do ano anterior.
— Encerramos mais um ano com desempenho sólido e resultados que refletem a estratégia assertiva do PAN, focada em ampliar cada vez mais a oferta personalizada de produtos e serviços. Seguimos confiantes que, em 2025, expandiremos mais a oferta de crédito contextualizada, gerando mais engajamento e transacionalidade — conclui Inácio Caminha, superintendente executivo de RI e captação.
Banco PAN — O Banco PAN S.A. (BPAN4) é um banco controlado pelo Banco BTG Pactual S.A. Possui patrimônio líquido de R$ 8,4 bilhões e atua como uma plataforma digital completa focada em pessoas físicas, oferecendo ampla gama de produtos por meio de tecnologia. Suas principais linhas de negócio envolvem banking, crédito, meios de pagamentos, seguros, investimentos e marketplace.