iate-triton-yachts-hanover

06/02/2025

Flórida impulsiona mercado náutico nos EUA

E barcos nas categorias de 30 pés estão entre os líderes de vendas.

Com mais de US$ 6,4 bilhões movimentados no setor e sede de eventos do gênero que estão entre os maiores do mundo, como o Miami Boat Show, que começa no dia 12 de fevereiro (quarta-feira), o estado atrai importantes players como a brasileira Triton Yachts que levará à feira modelos de sucesso da linha internacional Hanover. Lanchas de 30 pés são as mais procuradas.

Mais de 85 milhões de americanos andam de barco todos os anos, conforme a National Marine Manufacturers Association (NMMA). A Flórida, em especial, é o epicentro desse setor, liderando as vendas de novos barcos recreativos a motor no país, com um volume que alcançou US$ 6,4 bilhões em 2023, um crescimento de 3,1% em relação ao ano anterior, conforme último relatório divulgado. A maioria das embarcações navegando nos EUA está nas categorias de 20 e de 30 pés, e mostra uma alta demanda de mercado para barcos compactos, práticos e versáteis. Além disso, a Flórida é sede de eventos náuticos que estão entre os maiores do mundo, como é o caso do Miami Boat Show, que acontece de 12 a 16 de fevereiro no Miami Marine Stadium com a participação de importantes players. É o caso da fabricante brasileira Triton Yachts que confirma a sua participação pela terceira vez por meio da marca Hanover. Na ocasião, apresentará lanchas de sucesso entre 25 e 41 pés, com valores a partir de US$115,000. As embarcações se destacam pela alta qualidade construtiva, segurança e aproveitamento de espaços e são ideais para passeios, para prática esportiva além de proporcionarem confortáveis ambientes para confraternizações e para pernoite.

— A excelente aceitação de embarcações em dimensões como na faixa de 30 pés no o mercado americano é resultado de fatores como praticidade na manutenção e logística, conforto para lazer e design inovador. Além disso, a náutica recreativa é muito popular nos Estados Unidos e o país aproveita os potenciais de suas vias navegáveis com estrutura ampla para atender embarcações e, inclusive, atrai muitos clientes brasileiros que têm residência ou negócios no país—destaca Allan Cechelero, diretor de marketing da Triton Yachts.

O executivo ressalta ainda que a Flórida é um dos estados mais estratégicos para o setor náutico. “A região abriga uma das maiores frotas de embarcações de recreio do mundo, além de contar com uma ampla rede de marinas, estaleiros e canais navegáveis que facilitam a prática de esportes aquáticos e a comercialização de barcos. Eventos como o Miami Boat Show reforçam sua posição como referência global no segmento náutico”, destaca.

O dirigente da Triton explica ainda que —apenas o setor náutico de lazer, conforme pesquisas, é responsável por cerca de 2,5% do PIB nos EUA, gera mais de 800 mil empregos e fomenta a economia. Já no Brasil, o potencial de vias navegáveis é igualmente grandioso, porém, ainda caminha de forma tímida em termos de participação no PIB pela carência de infraestrutura náutica e apoios governamentais, mas acreditamos no olhar cada vez mais expressivo para a náutica e um desenvolvimento cada vez mais expressivo, já que a exemplo do mercado norte americano, é um mercado que movimenta uma ampla cadeira e reflete em desenvolvimento econômico e geração de empregos —comenta.

O Miami Boat Show será mais uma oportunidade para a Triton Yachts reforçar ainda mais a qualidade da indústria brasileira exterior com a exposição de lanchas, além dos modelos da Hanover 305 e Hanôver 387, também os modelos Hanover 255 e a Hanover 415. | www.tritonboats.com.br