navio-chemical-challenger

05/02/2025

Econowind ultrapassa a 100ª unidade VentoFoil vendida

Adoção crescente de propulsão de navio assistida pelo vento para transporte sustentável.

Zeewolde, Holanda — Econowind ultrapassou 100 unidades VentoFoil vendidas, marcando um marco importante na mudança da indústria de transporte para a propulsão de navio assistida pelo vento. A crescente adoção do sistema VentoFoil reflete o esforço dos armadores para reduzir o consumo de combustível, reduzir as emissões de CO₂ e cumprir com regulamentações globais mais rígidas.

Desde que as duas primeiras unidades foram instaladas no MV Ankie em 2018, o Econowind expandiu seu alcance de forma constante. Hoje, 32 unidades VentoFoil estão em operação, 33 estão atualmente em produção ou prontas para instalação e outras 37 estão programadas para entrega em 2025. A tecnologia VentoFoil foi implantada com sucesso em graneleiros, petroleiros, RoRo e navios porta-contêineres.

— Superar 100 unidades VentoFoil vendidas é um sinal claro de que a propulsão de navio assistida pelo vento está ganhando impulso real— disse Chiel de Leeuw, CCO da Econowind. —Com o aumento dos custos de combustível e regulamentações ambientais cada vez mais rigorosas, os armadores estão adotando a energia eólica como uma solução comprovada. À medida que aumentamos a produção, estamos ansiosos para ajudar ainda mais embarcações a fazer a transição para um transporte mais ecológico. Os VentoFoils leves e inclináveis ​​são ideais para armadores que valorizam a flexibilidade—.

Aumentando a produção em Zeewolde —Para atender à crescente demanda, a Econowind está aumentando a produção em sua unidade em Zeewolde. O espaço expandido e os processos otimizados permitem maior produção e prazos de entrega mais curtos, garantindo que mais armadores possam se beneficiar da tecnologia VentoFoil. Essa mudança estratégica posiciona a Econowind para aumentar a fabricação à medida que a indústria acelera sua mudança para soluções de transporte de baixo carbono.

Família VentoFoil —A linha VentoFoil oferece soluções flexíveis com versões de 10 metros, 16 metros, 24 metros e 30 metros, atendendo a vários tamanhos de embarcações e necessidades operacionais. Além das montagens fixas, a Econowind oferece unidades VentoFoil em contêineres e Flatrack. Elas podem ser facilmente transferidas entre embarcações, o que a torna uma solução prática e escalável para armadores que buscam aumentar a eficiência e reduzir as emissões de carbono, mantendo a flexibilidade operacional.

Uma solução para conformidade: The Wind Reward Factor —A partir de 2025, a FuelEU Maritime reforçará as metas de redução de CO₂, aumentando de 2% para 80% até 2050. Os armadores que usam a tecnologia VentoFoil se beneficiam do Wind Reward Factor (WRF), que reduz as emissões relatadas de suas embarcações, tornando a conformidade com as regulamentações FuelEU Maritime, CII e ETS mais fácil e econômica. Ao integrar VentoFoils, eles reduzem os custos de combustível, cortam as despesas com subsídios de carbono e melhoram as classificações CII, mantendo-os à frente das regulamentações e reduzindo os custos operacionais.