sao-paulo-aerea

04/02/2025

Aumento no custo dos materiais impacta construção civil e eleva preço dos imóveis em São Paulo

Cidade de São Paulo sente o preço dos imóveis cada vez mais altos devido o preço dos materiais e mão de obra dos empreendimentos.

A cidade de São Paulo se destaca no cenário brasileiro de forma natural e entrega ao mercado imobiliário excelentes oportunidades de negócios. Como não poderia ser diferente, a construção civil é um ponto que deixa a economia aquecida e ajuda o município a encontrar os melhores caminhos para o desenvolvimento.

Apesar de toda a diversidade que o local oferece aos clientes, o aumento dos custos dos materiais tem interferido de forma pesada na compra de apartamento em São Paulo. Por conta disso, na hora de bater o martelo, o comprador tem se assustado e, em alguns casos, até procurar soluções mais baratas para economizar no investimento.

Para entendermos um pouco mais o cenário da capital paulista, de acordo com os dados do Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), o INCC-DI acumulou ao longo de 12 meses em 2024 uma variação de 4,67%. Dentro deste aumento, o componente com a maior alta fica por conta da Mão de Obra, que é responsável por 7,52% contra 2,56% da Cesta de Materiais e Equipamentos.

Tudo isso reflete nas contas da construtora que precisa analisar os números e repassar ao cliente da melhor forma. Mesmo com todo o trabalho para apresentar bons números e fechar negócios, em muitas vezes não é viável abrir mão de receber esse dinheiro no cofre na hora de vender.

Recordes nas vendas — Apesar da situação que citamos acima, onde o custo para adquirir o imóvel se torna mais caro, a cidade de São Paulo não cansa de vender e lançar novos empreendimentos. Seja o morador que está na capital ou até mesmo com os que sonham em investir no setor, São Paulo é um ótimo polo para que o negócio seja feito da melhor forma possível.

Locais onde mais crescem novos prédios — Devido ao seu tamanho, a cidade de São Paulo consegue expandir de forma rápida. Alguns pontos do município têm conquistado atenção das construtoras e aproveitam esse boom imobiliário para aquecer a região por completo.

Um dos que mais têm sido explorados é o centro. Neste ponto, o governo local trabalha de forma intensa para valorizar a área e atrair moradores das mais diversas zonas de São Paulo. O entendimento é que construir imóveis pelos bairros locais dão a facilidade de morar perto do trabalho e gastar menos no tempo do deslocamento.

Além disso, a região central conta com diversos programas habitacionais do governo para que entregue facilidades aos clientes e eles possam fechar de maneira rápida os acordos para ter o imóvel próprio.

Outro local de São Paulo que também se destaca nas construções é a Zona Oeste. Bairros como Pinheiros, Vila Madalena, Pompeia e Sumaré são os alvos dos empreendimentos modernos e que contam com uma excelente infraestrutura. Um ponto a ser destacado destes locais é a mobilidade urbana com transporte para os mais diferentes locais e o metrô, que é uma verdadeira mão na roda para se locomover pela cidade mais populosa do Brasil.

De acordo com o site Proprietário Direto, o valor do metro quadrado na cidade de São Paulo está em R$8.277,00, um dos mais altos do Brasil.