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04/02/2025

As locomotivas do empreendedorismo brasileiro

No cenário econômico brasileiro, as micro e pequenas empresas (MPE) desempenham um papel fundamental. São as verdadeiras locomotivas da economia, impulsionando o crescimento, a inovação e a criação de empregos em diversas regiões do país. O Brasil se caracteriza por ser um dos países mais empreendedores, e as MPE respondem mais rápido aos estímulos econômicos.

O que caracteriza as micro e pequenas empresas é o seu faturamento anual e o número de funcionários. Conforme estabelecido pela Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei Complementar 123/2006), as Micros podem ter um faturamento bruto anual de até R$ 360 mil, podendo gerar até 9 empregos, enquanto as pequenas empresas possuem um faturamento anual que pode variar de R$ 360 mil a R$ 4,8 milhões, com um número de funcionários que pode ir de 10 a 49. Em 2023 elas foram as grandes protagonistas na geração de empregos com carteira assinada.

Sem dúvida as micro e pequenas empresas são fundamentais na diversificação econômica, tanto que elas são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais, por 29% do PIB e 99% das empresas brasileiras pertencem a essa categoria. De acordo com um levantamento da Sólides, em 2024, houve um aumento de 42,65% na oferta de vagas nessas empresas em comparação ao ano anterior. Esse crescimento abrange todas as modalidades de trabalho, o presencial teve alta de 45,7%, o remoto um crescimento de 30,9% e o híbrido aumentou 14,1%.

Segundo uma pesquisa da SumUp, a expectativa para 2025 é bastante positiva entre micro e pequenos empreendedores. Cerca de 77% deles estão otimistas quanto ao aumento das vendas neste ano. O setor de cosméticos se destaca com 83% dos empreendedores, acreditando em um período de grandes vendas. O segmento de alimentação também mantém uma visão animadora, com 78% confiantes em um ano promissor.

Pesquisas mostram que a faixa etária e o nível de formação interferem no momento de abrir um negócio. A Global Entrepreneurship Monitor (GEM) com o apoio do Sebrae realizou uma pesquisa identificando que os mais jovens, entre 18 e 40 anos, empreendem no ramo da beleza, como salão, vestuário, acessórios e higiene pessoal. Enquanto o empreendedor com mais de 50 anos atua predominantemente com buffet, comidas e consultorias empresariais.

Os motivos para abrir uma MPE são diversos, que podem refletir as aspirações individuais como a autonomia, a independência e a flexibilidade, há também os empreendedores por necessidade, ou seja que não conseguem se realocar. Independentemente das motivações, o Brasil possui mais 5,5 milhões de MPE e no ano de 2023 registrou a abertura de 859 mil MPE, uma alta de 6,62% em relação ao ano anterior. Já em 2024 houve um aumento de 21% em relação a 2023.

Embora os dados sejam otimistas, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 80% das empresas fecham as portas no primeiro ano de vida, e 60% fecham antes dos 5 anos. Portanto, quando se pensa em abrir uma empresa é fundamental ter um planejamento estratégico, uma reserva financeira, conhecimento técnico do produto, bem como do mercado consumidor.

Além destes fatores que são pertinentes ao empreendedor, é necessário que o Estado desempenhe o seu papel, promovendo mais condições para estimular o empreendedorismo, como as reduções dos tributos, desburocratização nas leis trabalhistas e acesso aos recursos financeiros. Pois, é dessa forma, através da geração de empregos e da inovação que o país se fortalece e se desenvolve.

Por: Aline Mara Gumz Eberspacher, Doutora em Sociologie pela Université Paul Valery (Montpellier-França). Coordenadora de cursos de pós-graduação na área de Negócios da Uninter.