O mundo digital desafia empresas de todos os tamanhos a gerenciar grandes volumes de dados, fluxos de trabalho dinâmicos e uma crescente pressão para respostas rápidas e precisas. Nesse cenário de alta competitividade, em que cada minuto conta, a capacidade de transformar dados em decisões estratégicas pode significar a diferença entre alcançar a liderança desejada, ou desaparecer no mercado.
O desafio de sobrevivência foi colocado e, mesmo assim, diversas organizações ainda enfrentam dificuldades para extrair valor de suas informações. Dados não estruturados, sistemas desconectados e a falta de proficiência tecnológica são barreiras comuns que comprometem a eficiência. É nesse contexto que os Agentes de Inteligência Artificial surgem como um divisor de águas para os negócios.
Essa tendência tecnológica tem demonstrado impacto ao automatizar tarefas repetitivas e complexas, com mais refinamento às atividades, além de resultados ainda mais robustos e sólidos. Segundo dados do Gartner, consultoria multinacional de TI, neste ano é estimado que 75% das organizações implementem algum tipo de IA operacional, tendo os Agentes de IA na liderança desse movimento.
Essa grande aderência não é por menos, já que um dos grandes diferenciais dos Agentes de IA é a capacidade de processar, de forma autônoma, um alto volume de dados em tempo real, utilizando algoritmos de Machine Learning (Aprendizado de Máquina, em tradução livre). Isso possibilita a detecção de padrões ocultos das informações, bem como a realização de previsões mais precisas para impulsionar as estratégias de negócios.
Essa tecnologia também tem a capacidade de conectar sistemas, bancos de dados e plataformas de forma independente, proporcionando uma experiência integrada e fluida ao usuário. Mais do que isso, adaptam-se constantemente a novos contextos, se atualizando com base em informações recentes e refinando sua capacidade de resposta e melhoria no desempenho de processos complexos.
Com esses avanços, foram criadas soluções diferenciadas em Agentes de IA, como sistemas integrados para análise preditiva em operações financeiras e plataformas que otimizam a gestão de recursos humanos. Essas ferramentas entregam mais valor aos negócios, permitindo que profissionais de qualquer área tenham acesso a informações de forma ainda mais intuitiva e ágil, recebendo respostas claras e contextualizadas em linguagem natural.
O Brasil, em particular, está em uma posição única para se beneficiar dessa revolução, dado seu perfil altamente conectado e receptivo a interfaces conversacionais. Para as empresas, portanto, é hora de explorar como essas tecnologias podem transformar a experiência do cliente, melhorar a eficiência operacional e gerar vantagem competitiva.
Embora haja um enorme potencial nessa tecnologia, é importante destacar que o sucesso na sua implementação não está apenas na tecnologia, mas também na forma como ela é governada e alinhada aos objetivos estratégicos das empresas. Desenvolver soluções robustas, acessíveis e escaláveis exige competências que vão da definição clara do problema de negócio até a formação de equipes multidisciplinares capacitadas.
Dessa forma, aportar na tecnologia com o acompanhamento apurado de profissionais da área se torna fundamental para garantir ainda mais o sucesso do negócio. Portanto, buscar soluções maduras alinhadas com os objetivos da empresa, ainda é um desafio que pode ser superado de forma mais simples do que se parece.
• Por: Paulo Laurentys, COO da A3Data, consultoria especializada em dados e Inteligência Artificial, parceira Advanced da AWS (Amazon Web Services).| A A3Data é uma consultoria especializada em dados e inteligência artificial que tem como propósito empoderar pessoas e corporações por meio de dados, transferindo experiência e fortalecendo bases para a criação de uma cultura data-driven.
A empresa é uma das primeiras ser reconhecida pela Amazon Web Services (AWS) na categoria ‘Generative AI Services Competency’ pela excelência técnica e qualidade estratégica de atendimento aos clientes, além de ganhar destaque como líder em dois quadrantes do estudo ISG Provider Lens™ – Generative AI Services Brazil 2024. A ISG é uma empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia, atuando como parceira de 75 das 100 maiores empresas do mundo e reconhecida por sua influência no mercado.
Atuando como um advisor, a A3Data realiza projetos de alto impacto e com transformação analítica por meio de uma jornada de maturidade analítica, desde a implantação de data lakes, passando pelo self-service analytics, até a criação de agentes de IA. Entre as companhias que já realizaram projetos com a A3Data estão Stellantis, Banco Mercantil do Brasil, Houer, Inter, Blip, Localiza, Mater Dei, Grupo Fleury, BMG, BTG, Pottencial Seguradora, Moura, Farmax, Grupo Elfa, Iveco, Hering, Neon, Cyrela e Afya.
Presente em um dos maiores polos de inovação tecnológica do Brasil, o Porto Digital, em Recife (PE), a A3Data também é indicada ao Ranking GPTW, se destacando como uma das melhores empresas para se trabalhar, com um índice de certificação de 95 .| https://a3data.com.br