Cariocas e turistas podem visitar, gratuitamente, ateliê no Flamengo. O espaço é aberto ao público que poderá conferir diversas obras de artes, como quadro e esculturas.
Com o objetivo de criar uma nova área cultural no bairro do Flamengo, expor e comercializar suas obras de artes e também prestar consultoria às empresas que desejam harmonizar suas paredes, ambientes e interiores, o artista plástico
Germano Abreu, chamado carinhosamente de Mano, está com seu ateliê de portas abertas para quem é apaixonado por pinturas (quadro e telas) e esculturas (peças produzidas por fios e arames).
Germano Abreu já criou mais de 50 quadros abstratos e algumas esculturas com materiais reciclados. Algumas de suas peças foram adquiridas pelos amantes das artes e, atualmente, encontram-se em diversas partes do Brasil, além da França, Espanha e Estados Unidos. —Já participei de uma exposição coletiva no Parque Lage e, em breve, pretendo realizar uma própria. Amo pincelar a natureza e suas cores. Inspiração nunca me falta, pois pintar é uma coisa que advém da alma, estou sempre criando coisas novas na minha imaginação. Minhas obras, geralmente, surgem quando estou contemplando a natureza, onde me renovo para novos trabalhos — afirma o artista.
Mano confessa que suas primeiras criações, ainda não profissionais, surgiram durante sua infância, aos 8 anos de idade, no Estado do Ceará, sua terra natal. Sua formação original é técnico em mecânica industrial, porém ele sempre foi um pintor e escultor autodidata.
A arte foi incorporada e passou a ser a sua profissão de vez durante o período pandêmico, de 2020 a 2023, que afetou o Brasil e o mundo inteiro.
—Certo dia resolvi criar uma tela, a postei nas redes sociais e foi muito bem aceita, começaram a chegar mensagem de elogios e incentivos para eu continuar, daí afirmo que não parei mais, pintei muitos quadros para curar os dias tristes perante tantas notícias ruins, logo é justo afirmar que pintar foi uma válvula de escape— comenta Mano Abreu.
Minibiografia de Germano Abreu, Mano: nasceu no Ceará, tem 42 anos, chegou ao Rio de Janeiro em 2009, há 16 anos. É formado em Mecânica Industrial, começou a pintar seus primeiros quadros aos 8 anos de idade. Algumas de suas peças foram adquiridas e estão em diversas partes do Brasil, além da França,
Espanha e Estados Unidos. Participou de uma exposição de arte coletiva no Parque Lage, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.
Sua especialidade é captar emoções por meio do abstrato figurativo, contemplado as belezas naturais do Rio de Janeiro, sua fonte de inspiração. Mano utiliza sua técnica em acrílico sobre tela.
Azul, amarelo, verde e branco – as chamadas cores quentes – mostram o DNA e a sensibilidade de Germano Abreu, que exaltam a energia do mar, dos ambientes públicos e das pessoas que ele observa em sua caminhada.
. Ateliê e Consultoria de Artes Plásticas – Germano Abreu, Mano, Rua senador Vergueiro, 218, loja 23 – Flamengo – Rio de Janeiro (RJ). Entrada gratuita por meio de agendamento prévio: (+55 21) 9 7224-3629, das 9 às 12 horas, e das 14 às 17 horas, de segunda à sexta-feira.