O estilista e coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Walter Rodrigues, apresentou o tema da pesquisa que terá seus resultados materializados no Inspiramais de julho, em São Paulo/SP. A apresentação da Human 2026_II aconteceu no último dia do salão em Porto Alegre/RS, dia 22 de janeiro (quarta-feira).
Para a próxima temporada a pesquisa traz a oposição ao Burnout, tema apresentado em produtos na edição de janeiro. No lugar das cores escuras e da estética sombria, que traduz um tempo de incertezas, medos e guerras, para a próxima temporada a estética trará esperança de dias melhores. —Esperança é a palavra-chave da pesquisa. Dividimos o tema em dois subtemas, um da esperança que gera a comunidade, com muita espontaneidade, elementos pops e de dança, e outro da esperança utópica, que em oposição ao consumidor mais autocentrado e romântico, traz extravagâncias—. Nas peças, o que se vê são materiais com muito volume, brilhos, estampas, transparências, tecidos acetinados, sobreposições, misturas de texturas antagônicas e elásticos. —O conforto em produtos adaptáveis também aparecerão nos materiais —acrescentou.
“Criatividade explosiva” — O estilista destacou que trata-se de uma explosão de criatividade. —Estamos cansados de mais do mesmo e isso será refletido em novos materiais, com brincadeiras e misturas de elementos—disse. Na cartela de cores, Rodrigues lista cores como tons de verde, azul e salmão.
Tapeçaria automotiva — Outra atração do segundo dia de Inspiramais foi a apresentação dos tapeceiros automotivos, que pela primeira vez participam do salão. Ressaltando a importância da integração da indústria de componentes com o segmento automotivo, pelas infinitas opções produzidas, os profissionais apresentaram, durante os dias de realização do Inspiramais, um fusca e uma motocicleta reformados com materiais expostos no salão. Participaram do painel os embaixadores da Cipatex Auto Gustavo Araújo, da GV Bancos; Leandro Roberto, da Leandro Capotaria e Stylos Tapeçaria; a influencer do setor Nicole Malagueta; Kairon Oliveira, da Kairon Race; e Rafael Bonvicine, gerente de Produtos e Marketing do Grupo Cipatex.
O salão — Promovido pela Assintecal em parceria com o CICB, Abit e Abimóvel, o Inspiramais tem a realização do Brazilian Materials e a parceria do Sebrae Nacional.