lancamento-inspiramais25

23/01/2025

Inspiramais: uma cadeia produtiva que resiste

Com mais de 150 expositores, que ao longo de dois dias, 21 e 22 de janeiro (terça e quarta-feira) devem receber cerca de 7 mil visitantes do Brasil e do mundo, o Inspiramais é uma ode à resistência da cadeia produtiva da moda nacional. Afetada severamente pelas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em maio passado, a atividade conseguiu, mais do que se reerguer, organizar um evento cheio de novidades. O Inspiramais abriu no dia 21 (terça-feira) , no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre/RS, e esta foi a tônica dos discursos de dirigentes que promovem o salão.

Na abertura do evento, o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Gerson Berwanger, foi enfático ao demonstrar o orgulho de fazer parte de um ecossistema tornou resiliência sua palavra de ordem. —No ano passado, aqui onde estamos realizando essa abertura tinha dois metros de água. Conseguimos, com parceiros importantes, trazer um evento pujante novamente para a Fiergs, mostrando toda a inovação e a sustentabilidade em materiais voltados para as indústrias de calçados, confecções, móveis, tapeçaria e bijuterias— destacou.

Detalhando os projetos realizados no salão, a superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, destacou a maior abrangência do Inspiramais, que nesta edição trouxe para o evento o segmento de tapeçaria automotiva. —A transversalidade dos materiais da nossa indústria é uma ferramenta de competitividade —disse.

Respira Acre — A dirigente ressaltou, ainda, projetos como o Respira Acre, que trouxe para o salão 18 biomateriais oriundos da floresta amazônica, mostrando como é possível fazer o uso sustentável dos vastos recursos naturais brasileiros. —Desde que estou na entidade, há mais de 20 anos, é o projeto mais lindo, mais cheio de significados— acrescentou.

Parceira da Assintecal na realização do projeto, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), estava presente com o seu presidente, Jorge Viana. Natural do Acre, Viana se disse emocionado com o Respira Acre e prometeu o levar para a Cop30, que acontece em Belém/PA em novembro. —Também destaco o Projeto Comprador, realizado pela Assintecal e ApexBrasil, que proporcionou a vinda de 23 grupos internacionais para realizarem negócios no salão — comentou.

Participaram também da abertura do Inspiramais, o coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, Walter Rodrigues, dirigentes do Sebrae Nacional, do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), entidades parceiras na realização do salão. | www.inspiramais.com.br.

Inspiramais é palco para lançamento do projeto Respira Acre — A 31ª edição do Inspiramais, salão que lança mais de mil materiais para as indústrias de calçados, confecções, tapeçaria automotiva, móveis e bijuterias entre os dias 21 e 22 de janeiro(terça e quarta-feira), no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre/RS, foi palco para o lançamento do projeto Respira Acre (foto). Promovido no âmbito do Brazilian Materials, programa de apoio às exportações do setor de componentes mantido pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o projeto consistiu em uma imersão na cultura do Acre para a identificação de biomateriais oriundos, principalmente, da floresta amazônica.

Na ocasião, o coordenador do projeto e consultor do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, Marnei Carminatti, entregou o livro resultante da iniciativa para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. Emocionado, Viana, natural do Acre, destacou a excelência do trabalho proposto pela agência à Assintecal, que resultou na identificação de 18 biomateriais que podem ser aplicados nos setores de calçados e acessórios. —O trabalho realizado tem alma e, por isso, emociona. É preciso conhecer o potencial da floresta para preservá-la e também gerar renda para toda uma comunidade de povos originários envolvida no processo —disse.

Carminatti, por sua vez, apresentou o projeto que identificou biomateriais como fibras naturais de buriti, bananeira e carrapicho, além de uma grande diversidade de aplicações com sementes de açaí, jarina e tucumã, bem como a extração sustentável do látex. —Aprendemos muito, na floresta todos nós somos analfabetos. Existe um paraíso para criativos, cheio de texturas, cores e design ancestral,—comentou.

O projeto Respira Acre tem exposição no Inspiramais, onde os visitantes podem conhecer — e até mesmo comprar — alguns dos produtos desenvolvidos pelas comunidades do Acre.

Mod — O Inspiramais também foi palco para a tradicional apresentação da pesquisa Burnout, que orientou o desenvolvimento dos milhares de materiais expostos no salão de moda. Segundo o coordenador da pesquisa, Walter Rodrigues, o Burnout, traz um cenário “brutalista” que reflete um mundo de guerras, ódio, discórdia e fadiga. “Parece surreal falarmos de moda nesse ambiente, mas a moda precisa resistir e precisamos de força para sair desse estado”, disse. Ressaltando a estranheza e o tom underground da temática, o estilista destacou a influência da estética do modelista internacional Rick Owens, que apresenta uma instabilidade no sistema e como a “fadiga” chegar ao consumidor final.

No contexto do Burnout, Rodrigues ressaltou a estética “boneca quebrada”, que apresenta um quadro depressivo e artificial em uma sociedade fechada e com papel preponderante da Inteligência Artificial. Nos materiais, percebem-se muitas em amarrações, saltos alongados e pontiagudos, acabamentos com muito brilho e fivelas e zíperes . Na cartela de cores, Rodrigues destacou os tons mais escuros como azul marinho e berinjela.

O salão — Promovido pela Assintecal em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel), o Inspiramais tem a realização do Brazilian Materials e a parceria do Sebrae Nacional. | www.inspiramais.com.br.