campanha-light-pipas

23/01/2025

Férias seguras: Light orienta sobre os cuidados ao soltar pipas

Segurança com a rede elétrica deve ser redobrada nesta época do ano. Somente em 2024, mais de 200 mil clientes da companhia ficaram sem energia por conta desses objetos na rede.

No período das férias escolares, a brincadeira de soltar pipas é ainda mais comum, principalmente quando crianças e adolescentes saem às ruas para brincar. Mas a diversão pode provocar um transtorno para todos, além do risco de acidentes fatais quando acontece próximo da rede elétrica. Quando as linhas das pipas encostam na rede de energia, podem ocorrer descargas elétricas, curtos-circuitos e até rompimento dos fios, colocando em risco a segurança da pessoa. Esses incidentes também podem ocasionar a falta de luz.

Para se ter uma ideia, entre janeiro e dezembro de 2024, a Light registrou 591 ocorrências envolvendo pipas em contato com a sua rede de energia, prejudicando o fornecimento para 206 mil clientes. A maioria dessas ocorrências aconteceram nos bairros de Campo Grande, Realengo, Santa Cruz, Paciência (na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro), seguido por Itaipu (Belford Roxo), Austin (Nova Iguaçu) e Vilar dos Teles (São João de Meriti).

Para evitar essas ocorrências e pensando segurança e no bem-estar de todos na hora da brincadeira, a Light recomenda escolher locais abertos como praças, parques e campos de futebol, bem longe da fiação. Outra dica importante é de nunca tentar “recuperar” os brinquedos que ficam enroscadas nos fios ou próximo a equipamentos da rede elétrica. Em caso de qualquer ocorrência com esse ou outros objetos, a empresa deve ser imediatamente acionada pelo telefone 0800-021-0196.

A companhia mantém ainda um programa permanente de manutenção de seu sistema elétrico e para minimizar os efeitos destas ocorrências, a distribuidora realiza atividades preventivas em toda sua área de atuação.

— Ao longo de todo o ano, nós realizamos inspeções diárias em toda a nossa rede elétrica, incluindo as linhas de alta tensão e de distribuição. Nossos técnicos estão sempre retirando resíduos de pipas, linha, armação e rabiolas que ficam presos na rede de energia, evitando prejuízos ainda maiores— destaca Bruno Almeida, gerente de Manutenção da Light.

A empresa também conta com a atuação de seus Centros de Operação (que monitoram, em tempo real, o sistema elétrico), além disso, a Light investe na instalação de equipamentos de automação telecomandados da rede (que diminuem automaticamente o número de clientes sem energia em casos de ocorrência, por meio de transferência automática de carga).

Números também impressionam na Baixada Fluminense — Na Baixada Fluminense, os 11 municípios atendidos pela Light também registraram ocorrências significativas com pipas. Até o fim de dezembro de 2024 as regiões atendidas pela companhia somaram um total de 305 ocorrências envolvendo o objeto, ocasionando a falta de luz para mais de 86 mil clientes em trechos de bairros em Belford Roxo, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Nilópolis.