Embaixador será o responsável por intermediar negociações entre Estados partes da Convenção, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro de 2025.
O secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, o embaixador André Corrêa do Lago, será o presidente da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que será realizada em Belém(PA), em novembro. O anúncio foi feito pelo Ministério, que também indicou a Secretária Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ana Toni, como diretora-executiva da COP 30.
De acordo com informações do Itamaraty, cabe ao presidente da Convenção intermediar as negociações entre os Estados parte que dela participam, seguindo critérios preestabelecidos e atuar de forma imparcial. É a partir destas negociações que se promovem consensos e se alcançam compromissos em favor da promoção da sustentabilidade.
Corrêa do Lago está no cargo de secretário do Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty desde março de 2023. Antes, foi negociador-chefe da delegação brasileira na COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em 2023, COP 29, em Baku, no Azerbaijão, no ano passado e na Rio+20, em 2012. Foi embaixador do Brasil no Japão e na Índia, além de ter servido em diversas embaixadas.