No dia em que celebra 113 anos no Brasil, a ExxonMobil anuncia a renovação do projeto de reciclagem com a YouGreen, cooperativa que trabalha com gestão de resíduos e soluções ambientais. O aporte de R$ 325 mil possibilitará a implementação de uma nova franqueada em Santarém (PA) e o início de uma fase do projeto que contemplará ainda a capital do Pará, Belém.
A expectativa é coletar, em média, 35 toneladas de resíduos em 2025 e chegar a quase 2,5 mil toneladas até 2028, somando as novas franqueadas. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), Belém tem o menor índice de aproveitamento de reciclagem em relação à produção de resíduos, com apenas 0,45%. A capital do Pará sediará a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em novembro deste ano.
— A ExxonMobil foi a primeira empresa de óleo e gás a chegar no Brasil, e este projeto reforça nosso compromisso de longo prazo com o país. É um orgulho poder celebrar os 113 anos iniciando esta nova etapa com a YouGreen, no Pará, após dois anos de contribuição no Amazonas— disse Alberto Ferrin, presidente da ExxonMobil Brasil.
A multinacional investiu mais de R$ 650 mil em projeto similar com a YouGreen, em Manaus (AM). O aporte viabilizou a implementação do modelo YouGreen na EcoCooperativa, além de permitir a melhora da infraestrutura do galpão, a capacitação de catadores e a aquisição de equipamentos, como uma transpaleteira, capaz de locomover grandes volumes de carga, e uma prensa, usada para compactar recicláveis.