O agronegócio é cativante e dinâmico por vários motivos. Mas alguns deles, certamente, são a quantidade de paradoxos e quebra de paradigmas que nos motivam e desafiam o tempo todo. A ciclicidade dos momentos de crescimentos e de ajustes, altíssima tecnologia, contrastada pela humildade de não controlar o clima, a nobreza de alimentar o mundo com a dureza dos inúmeros fatores econômicos que desafiam a perenidade da atividade. Isso tudo torna o setor intenso e, na minha opinião, apaixonante.
Para a indústria agrícola de insumos, o paradoxo que tenho refletido muito nos últimos tempos e tem sido tema de muitas conversas e debates é o da diferenciação e da criação de valor. Por um lado, não existe agricultura sem tecnologia e inovação (ainda mais em um ambiente tropical e de alta intensidade como o nosso), mas ao mesmo tempo, está evidente que a diferenciação somente através do produto não é mais suficiente.
Estou cada vez mais convencido que a diferenciação e a geração de valor para o cliente (e consequentemente, para a cadeia) estão intrinsicamente ligadas a entender genuinamente o seu negócio tanto quanto ele. Pensar, se organizar e atuar cada vez mais como o cliente. Cocriar e desenvolver soluções que resolvam as reais dores ou ajudem de maneira cada vez mais horizontal no seu negócio.
Na indústria de pesquisa e desenvolvimento, este é um grande desafio para as organizações. Precisamos de intencionalidade, uma certa ousadia e resiliência para realizar uma mudança como essa. É muito mais fácil falar do que fazer. Precisamos mover parte da complexidade que o agricultor enfrenta e gerir o dentro da porteira para dentro “da nossa casa”. Precisamos fazer a mudança do foco do produto para o foco no cliente, de oferta para solução, de categoria e segmento para sistema produtivo. Mudar o foco, na prática, quer dizer: mudar a lógica, as decisões, as prioridades, os processos, as competências e o mais importante: a forma de pensar e atuar.
Vejo que, cada vez mais, será necessário cooperar, integrar cadeias, verticalizar e combinar conhecimentos, tecnologias e modelos de negócios. Para isso, parcerias e relações cada vez mais profundas e transparentes serão fundamentais. Fazer escolhas conscientes e mais longevas completam o panorama.
É crucial que as empresas dessa indústria compreendam que a inovação não se resume apenas a novos produtos e tecnologias, mas também à criação de experiências que agreguem valor e fortaleçam o legado do agricultor. A diferenciação passa, mais do que nunca, pela capacidade de ouvir, entender e atender as suas necessidades de forma coerente e rentável para toda cadeia. Assim, inovação e personalização se entrelaçam, garantindo que, mesmo em tempos de adversidade, haja espaço para crescimento e sucesso mútuo.
• Por: Marcelo Batistela, vice-presidente da BASF Soluções para Agricultura no Brasil. | BASF na Agricultura. Juntos pelo seu Legado. BASF Soluções para Agricultura — Tudo o que fazemos, fazemos por amor à agricultura. A agricultura é fundamental para fornecer alimentos saudáveis e acessíveis suficientes para uma população em rápido crescimento, ao mesmo tempo em que reduz os impactos ambientais. É por isso que trabalhamos com parceiros e especialistas para integrar nossos compromissos de sustentabilidade em todas as nossas decisões de negócio. Com €900 milhões em 2023, investimos em uma sólida estrutura de P&D, combinando ideias inovadoras com ações práticas no campo. Nossas soluções são desenvolvidas para os diversos sistemas produtivos. Conectamos sementes e biotecnologias, soluções de proteção de cultivos, ferramentas digitais e iniciativas de sustentabilidade com o objetivo de contribuir com agricultores, agricultoras e outros elos da cadeia produtiva para que tenham os melhores resultados. Com equipes especializadas nos laboratórios, campo, escritório e produção, nós fazemos tudo o que está ao nosso alcance para construir um futuro sustentável na agricultura. Em 2023 nossa área gerou vendas de €10.1 bilhões. | www. agriculture. Basf e, redes sociais.
BASF — Na BASF, nós criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Cerca de 112 mil colaboradores e colaboradoras do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores nos países do mundo. Nosso portfólio é composto por seis segmentos: Produtos Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 68,9 bilhões de euros em 2023. As ações da BASF são negociadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. | www .basf. Com