hoteleiros-rj

17/01/2025

Hoteleiros cariocas discutem planos para o turismo em 2025

O HotéisRIO promoveu o primeiro encontro do ano reunindo diretores e gerentes-gerais dos hotéis cinco estrelas da capital, no Fairmont Copacabana, no dia 14 de janeiro (terça-feira). O encontro também contou com as presenças das lideranças do turismo nos governos do estado e do município em pauta sobre as expectativas do setor para 2025.

Entre os presentes, destaca-se o novo presidente da Riotur, Bernardo Fellows, que acaba de assumir o novo cargo. O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, agradeceu a Bernardo Fellows o trabalho realizado à frente da Subsecretaria de Eventos. —Durante sua gestão, as autorizações para eventos como a queima de fogos de artifício na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes foram concedidas em tempo recorde, o que permitiu melhor organização das festividades—.

Lopes fez um balanço positivo do último Réveillon e ressaltou que a qualidade das atrações dos shows da virada, aliadas à valorização do dólar, provocou grande demanda. —Nossa sugestão é reforçar a divulgação de locais como Barra e Recreio, que tiveram 12 pontos de queima de fogos. Em São Conrado, o Hotel Nacional fez uma cascata de fogos belíssima—. O empresário citou os próximos eventos, como Carnaval e o show de Lady Gaga, além de apresentar um compilado dos eventos já confirmados na cidade ao longo do ano. —A organização de um calendário de eventos robusto e divulgado com antecedência é essencial para um fluxo contínuo de turistas, que traz benefícios para diversos segmento de nossa cidade —salientou.

A secretária de Turismo do Município do Rio de Janeiro, Daniela Maia, enfatizou a aposta do atual governo na promoção de eventos, como shows com atrações internacionais, eventos esportivos e gastronômicos. —O prefeito Eduardo Paes é a energia dessa cidade e entende a importância dos eventos para movimentar toda a economia—. O que foi reforçado por Bernardo Fellows. —Assumir a Riotur foi um presente que recebi com muita alegria e reconhecendo os desafios. Chego somando forças à secretária Dani Maia, empresários do Turismo e hotelaria. Entre 2025 e 2028 teremos grandes com estrelas mundiais—.

Também presente, o secretário de Estado de Turismo, Sergio Ricardo Almeida, frisou a forte presença do Rio de Janeiro em ações nos principais mercados emissores brasileiros e nas principais feiras internacionais. —A agenda de 2025 é ampla. Destaco o foco no mercado norte-americano, que vem reagindo cada vez melhor, e no mercado italiano. Também reforçaremos nossa atuação nos vizinhos, como Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai—. O subsecretário Nilo Sérgio Félix complementou dando as boas-vindas a Bernardo Fellows e reforçando a importância da atuação conjunta das entidades do estado e do município. —Temos muito a comemorar. O Rio é o primeiro estado a implantar o Tax Free e vamos atrás do ICMS para o turismo —antecipou. O vice-presidente da TurisRio, Marco Aurelio Paes, também prestigiou a reunião.

Sobre a inclusão do Taxi Free na reforma tributária — Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO, considera que a adoção do Tax Free pelo Rio de Janeiro pode levar a economia fluminense a um novo patamar, por meio do aumento de gastos por parte dos turistas internacionais. —Pesquisas mostram que o consumo médio por turista com a isenção pode aumentar em torno de 22%. A implantação é extremamente positiva, com uma série de benefícios potenciais, como o aumento do turismo, o estímulo ao consumo, a geração de empregos e a promoção da imagem do país no cenário internacional. É um argumento a mais para atrair visitantes para nosso estado, já mundialmente conhecido por suas belezas naturais e pela famosa hospitalidade carioca— disse.