E lidera vendas no transporte de cargas.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus ganha participação de mercado em 2024 e supera o índice de crescimento da indústria, de acordo com os números divulgados pela Anfavea no dia 14 de janeiro (terça-feira). Com 31.328 caminhões emplacados e cerca de 25,1% de market share, a Volkswagen lidera por mais um ano as vendas no mercado brasileiro de caminhões. A marca também manteve sua vice-liderança histórica em ônibus, com 5.856 chassis, elevando sua participação de mercado em mais de quatro pontos percentuais, atingindo 26,1%.
A expansão da marca foi superior à média de recuperação da indústria: no transporte de cargas, a VWCO subiu em 16% suas comercializações, enquanto a alta total do mercado ficou em 15,7%. Já em ônibus, o resultado da marca foi 30,4% superior ao de 2023, bem acima dos 9,8% de ampliação dos emplacamentos totais.
—O Brasil é o maior mercado para a Volkswagen Caminhões e Ônibus, onde desenvolvemos um modelo de negócio de sucesso baseado em produtos e serviços sob medida para nossos clientes, rede de concessionárias ampla e qualificada, com engenharia e produção de ponta. Nossos resultados positivos comprovam a eficácia dessa estratégia e é por isso que a temos replicado em nosso plano de internacionalização —explica Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.
Clientes elevam demanda por modelos VW —Dos caminhões leves aos pesados, a VWCO cresceu em todos os segmentos. O Delivery 11.180 segue como o modelo mais vendido da marca e é o segundo mais emplacado no país. Já o Constellation 26.260 é estreante na lista dos dez preferidos dos clientes brasileiros. O Delivery Express, por sua vez, se mantém entre os três mais vendidos de seu mercado competitivo de comerciais leves.
Os modelos elétricos da montadora também se consagraram na liderança da eletromobilidade para o transporte de cargas e juntos representaram praticamente a metade da demanda nacional. Destaque especial vai para a família Meteor, que conquistou o mercado, com um crescimento expressivo em suas comercializações.
Em ônibus, o crescimento de vendas se estendeu às mais diferentes aplicações graças à boa aceitação do portfólio Euro 6 da montadora. A família Volksbus ficou em primeiro lugar nas vendas ao governo e também em micro-ônibus, além do segundo lugar em chassis urbanos e para fretamento.