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16/01/2025

Seguro do Embarcador Internacional

Alta nas indenizações em SP reflete crescimento nas exportações.

Os portos brasileiros exercem um papel essencial na exportação nacional, sendo os principais pontos de escoamento da produção para o mercado internacional. Atualmente, segundo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o Brasil conta com 380 terminais portuários, sendo 210 privados e 170 públicos, com destaque para o Porto de Santos, o maior da América Latina e um dos pilares do comércio exterior do país. Em meio a esse cenário de intenso fluxo de mercadorias, o Seguro Embarcador Internacional se torna uma ferramenta indispensável para minimizar riscos e oferecer segurança financeira aos exportadores.

Um levantamento da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), em parceria com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), destacou a relevância do produto em 2024. De janeiro a outubro, foram pagos R$ 224,1 milhões em indenizações de contratos de seguro no estado de São Paulo, um aumento expressivo de 164,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em arrecadação, São Paulo também liderou, totalizando R$ 403,6 milhões, alta de 2,1%, valor que é quase quatro vezes maior que o do Rio de Janeiro, segundo colocado, com R$ 117,8 milhões. No total, as seguradoras arrecadaram R$ 805,2 milhões com o Seguro Embarcador Internacional em todo o Brasil no período.

O crescimento do pagamento de indenizações no estado de São Paulo pode estar relacionado ao aumento na circulação de cargas pelo Porto de Santos. Em outubro de 2024, o porto alcançou a maior movimentação já registrada na série histórica para o mês, com 15,5 milhões de toneladas, um aumento de 8,4% em relação a outubro de 2023. No acumulado do ano, entre janeiro e outubro, foram movimentadas 153 milhões de toneladas, crescimento de 7,7% em comparação a igual período do ano anterior. As exportações somaram 10,9 milhões de toneladas em outubro, alta de 1,4%, enquanto as importações subiram 30%, atingindo 4,6 milhões de toneladas.

O Seguro do Embarcador Internacional oferece a garantia de que o exportador será indenizado em caso de algum dano de causa externa, como avarias nas mercadorias, extravio ou outros eventos que possam comprometer a entrega da mercadoria ao comprador no exterior. O produto ajuda a mitigar os riscos financeiros, garantindo que o exportador não sofra grandes perdas caso aconteça algo durante o transporte internacional.

Especialistas reforçam a importância do Seguro do Embarcador Internacional para empresas que utilizam o Porto de Santos como principal canal de escoamento. Segundo Fernando Simões, diretor-executivo do Sindicato das Seguradoras de São Paulo (Sindseg SP), —a contratação desse tipo de seguro é vital para assegurar a integridade das mercadorias e proteger as operações financeiras das empresas, especialmente diante do aumento no volume de movimentações portuárias e dos riscos associados ao transporte internacional—

Para o presidente da Comissão de Transporte da FenSeg, Marcos Siqueira, esse seguro desempenha um papel fundamental na proteção das operações logísticas globais, assegurando que a carga transportada esteja protegida contra danos ou perdas inesperadas durante o trajeto.—Esse produto oferece uma cobertura financeira essencial para exportadores e importadores, garantindo a segurança dos negócios e a continuidade das operações comerciais em um mercado global cada vez mais dinâmico e desafiador. Com o Porto de Santos operando a todo vapor, o seguro se torna um aliado indispensável ao reduzir riscos e garantir a estabilidade das transações internacionais —diz.

Outra solução relevante para exportadores é o Seguro Crédito à Exportação, que garante indenização em caso de inadimplência por parte de compradores estrangeiros. Nos dez primeiros meses de 2024, esse produto arrecadou mais de R$ 53,5 milhões em São Paulo e pagou cerca de R$ 8,1 milhões em indenizações, correspondendo a 57% e 58,1% do total nacional, respectivamente. No Brasil, as arrecadações com Seguro Crédito à Exportação somaram R$ 93,8 milhões, enquanto os pagamentos totalizaram R$ 14,0 milhões no período.

Simões acrescenta que —a integração de uma infraestrutura portuária eficiente com ferramentas como o Seguro do Embarcador Internacional e o Seguro Crédito à Exportação é crucial para aumentar a competitividade do Brasil no comércio exterior, além de assegurar a sustentabilidade das operações das empresas exportadoras—.