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16/01/2025

Grupo Grimaldi recebe navio Con-Ro que operará serviços com escalas nos portos de Santos e Paranaguá

A embarcação “Grande Cotonou” é a última de uma série de seis Con-Ro capazes de navegar em alto mar.

O estaleiro Ulsan do estaleiro HD Hyundai Mipo entregou o “Great Cotonou”, o mais recente Con-Ro —navio híbrido que pode transportar contêineres e carga Roll-on – Roll-off— da classe G5, em uma série de seis navios, para o Grupo Grimaldi. Embora inicialmente concebido para os serviços da linha Europa-África Ocidental, o navio foi entretanto incorporado no novo serviço mensal China-Lagos (Nigéria) ‘Tincan’, que faz ligação com a rede do grupo na África Ocidental, mas também com os portos de Santos e Paranaguá na América do Sul, relata AXSRoRo .

Com investimento total de pouco mais de US$ 500 milhões, o navio Con-Ro, classe G5, com 249,03 m de comprimento e 38,70 m de boca, representa a quinta geração de navios Con-Ro capazes de navegar em alto mar do Grupo Grimaldi, sendo um evolução das embarcações Con-Ro das classes G3 Mk III e G4, também construídas pelo Estaleiro Hyundai Mipo. No entanto, o design foi melhorado e otimizado para reduzir significativamente as emissões de CO2 por tonelada transportada.

Uma das novidades é a introdução de porões de contêineres no trecho de proa, que aumenta a capacidade para 2.157 TEUs. O porão dedicado de contêineres de proa tem capacidade para 348 TEUs, com espaço para 323 TEUs nas tampas das escotilhas e outros 660 TEUs acima do convés, em frente à superestrutura de popa que abriga os conveses dedicados para carros, os alojamentos da tripulação e a ponte. Enquanto isso, a capacidade máxima é de 5.446 CEUs com as tampas elevatórias não implantadas e os carros arrumados no convés externo à ré da ponte completamente fechados.

O motor principal MAN B&W 7G60ME-C10.5-EGRBP e os três motores auxiliares do navio cumprem os regulamentos NOx Tier III, enquanto o design integrado da hélice e do leme melhora a eficiência energética da propulsão, reduzindo o consumo de combustível.

A embarcação foi projetada para se conectar à rede elétrica em terra, eliminando emissões e ruídos quando atracada no porto. Também foi equipado com purificador de gases de escape híbrido (scrubber), além de sistema de lubrificação de ar do casco, cujo objetivo é reduzir o consumo de combustível em aproximadamente 8%.

Sucateamento da “Repubblica Argentina” — Segundo informações da AXSRoR , o Grupo Grimaldi preparou os documentos para o desmantelamento do navio Con-Ro “Repubblica Argentina”, construído em 1998 pela Fincantieri Sestri Ponente. Originalmente concebido para operar na rota marítima entre a Itália e a América do Sul, o Con-Ro orientado para os serviços Ro-Ro foi um dos pilares do serviço expresso na rota Mediterrâneo-África Ocidental do Grupo Grimaldi, que ainda é servido por seu navio gêmeo “República do Brasil”

A “Repubblica Argentina” de 51.925 toneladas de arqueação bruta possui 11 conveses de carga, sendo que os conveses superiores contam com guindastes. Com a ponte e as acomodações localizadas na frente, ambos os navios Con-Ro apresentam um design um tanto atípico, com capacidade de 1.520 TEUs e 2.986 CEUs. | MM