Para revolucionar o transporte de cargas no Agronegócio em 2025. Solução baseada em Inteligência Artificial reduz roubos, acelera a contratação de motoristas e otimiza os custos do frete no setor agro. Resultado de investimentos mais de três anos e R$ 800 milhões em tecnologia.
A Fretebras, maior marketplace de fretes da América Latina e segunda maior do mundo, começa o ano anunciando uma série de inovações tecnológicas revolucionárias, incluindo uma solução baseada em Inteligência Artificial (IA) que promete transformar o transporte de cargas no agronegócio.
Após um investimento de mais de três anos e R$ 800 milhões em tecnologia, a empresa se reinventa, posicionando-se como uma plataforma de IA, trazendo mais segurança, agilidade e eficiência para o mercado de fretes do agronegócio. Cerca de 40% de tudo o que é transportado pela plataforma é do setor.
A nova tecnologia da Fretebras já está em fase de testes com 100 transportadoras selecionadas do agro, que estão experimentando as funcionalidades avançadas da plataforma. Com os resultados positivos dessa fase inicial, a empresa planeja expandir o acesso à solução para 3 mil transportadores a partir deste mês, ampliando ainda mais o impacto da inovação no mercado de transporte de cargas e garantindo que um número maior de transportadoras se beneficie da nova tecnologia para a alta demanda da safra de grãos deste ano.
Segurança reforçada e queda no roubo de cargas C— om o crescente desafio de segurança no transporte rodoviário de cargas, especialmente no setor agro, a Fretebras investiu fortemente em IA para melhorar o monitoramento de riscos e reduzir significativamente os índices de roubo e sinistralidade. A nova solução tecnológica já evitou potenciais R$1,4 bilhões em roubos de carga, graças ao uso de ferramentas avançadas (Check.AI) e segurança cibernética robusta, já homologada e utilizada pela maior parte das seguradoras de cargas do país.
De acordo com Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), por ano há prejuízos de mais de R$1,2 bilhões com roubos de carga. Somente em 2022 foram mais de 13 mil ocorrências registradas, sendo produtos agrícolas uma das cargas mais visadas pelos criminosos.
A Fretebras também lançou um seguro de no-show, que protege contra a ausência de motoristas no momento do carregamento, trazendo mais segurança e previsibilidade para os processos logísticos.
Redução de custos e aumento de eficiência — Além de garantir maior segurança, a nova tecnologia também traz benefícios significativos em termos de eficiência e redução de custos. Dentre as novas ferramentas está um novo algoritmo de IA que direciona a carga publicada pela empresa para o caminhoneiro mais propício para carregá-la, por meio de análises de geolocalização, histórico do motorista, tipo de carga que costuma transportar, local de destino, entre outros. —Pelos estudos internos que fizemos nessa fase beta, estimamos que as transportadoras irão conseguir três vezes mais contatos nos fretes anunciados em nossa plataforma —relata Federico Vega, CEO da Fretebras.
A nova automação na busca por motoristas reduz o tempo de contratação por parte das transportadoras, o que contribui para a eficiência dos processos internos e diminui a necessidade de colaboradores, otimizando os recursos da empresa.
Quanto ao uso de IA para precificação dinâmica e análise avançada de dados (FreteDados), a Fretebras foi capaz de reduzir os custos do frete por rota na plataforma em até 15% e aumentar a margem operacional, projetando um impacto positivo de duplicar o lucro das transportadoras e economizar bilhões para o setor.
Dados da própria Fretebras mostram que na média acumulada de janeiro a novembro de 2024, o preço do frete praticado no transporte de cargas do agronegócio no país foi 4% mais alto em relação ao mesmo período de 2023.
— O agronegócio move o país e sabemos o quanto o setor é concorrido e com preços caros, por isso estamos oferecendo essas novas soluções focadas em segurança, agilidade e eficiência, para que as transportadoras do setor consigam manter o nível de suas operações mesmo com as altas demandas da safra que estão por vir em 2025 — relata Vega.
Com mais de 900 mil motoristas ativos e 25 mil transportadores publicando cargas, a Fretebras realiza 300 mil avaliações de motoristas por mês e analisa 20 milhões de fretes anuais, gerando uma das maiores bases de dados do mercado.
Ao todo, são R$ 70 bilhões em pagamentos de fretes processados anualmente pela empresa e R$ 300 milhões em crédito emprestado em parceria com o Banco BTG, se destacando como um dos maiores financiadores do setor, garantindo mais acesso a crédito para transportadores e motoristas. Além disso, monitora 300 mil motoristas únicos por mês, assegurando a qualidade e a segurança das operações.
A companhia continua a atrair investidores de renome, com um portfólio de investidores estratégicos que inclui Tencent, Softbank, Goldman Sachs, BTG, Jeb Bush (ex-governador da Flórida), Reid Hoffman (fundador do LinkedIn e cofundador do PayPal), Oscar Salazar (fundador do Uber), e Henry Kravis (fundador da KKR), entre outros.
Fretebras — A Fretebras é a maior plataforma de transporte rodoviário de cargas da América Latina. Utilizando algoritmos de Machine Learning para conectar caminhões com cargas, em tempo real e de forma segura, a Frete.com reduz a capacidade ociosa dos caminhões e aumenta a segurança no transporte. Como consequência, os motoristas aumentam seu faturamento, as empresas reduzem seus custos e a população se beneficia de produtos mais baratos e com menos emissões de CO2 na atmosfera.
Em 2023, o seu marketplace facilitou mais de R$ 70 bilhões em pagamento por parte de 25 mil empresas para mais de 900 mil motoristas, que transportaram aproximadamente R$ 2 trilhões em valor de cargas.
Com cerca de 750 colaboradores e um valor de mercado que ultrapassa os R$ 6 bilhões, a Frete.com recebeu R$ 2 bilhões em investimentos de parceiros estratégicos como o Jeb Bush, governador da Flórida, Henry Kravis, fundador do KKR, Reid Hoffman, fundador do Linkedin, e Oscar Salazar, co-fundador do Uber. A empresa também foi investida por instituições de primeiro nível, como o banco de investimento Goldman Sachs, e a Tencent, gigante tecnológica da China.